Solidariedade à comunidade promove rede de apoio social.
Muito além do empreendedorismo e do amor pela comida, diversos dos estabelecimentos participantes do Comida di Buteco desenvolvem ações sociais com o propósito de auxiliar e beneficiar a população nos bairros em que estão inseridos, promovendo uma rede de apoio social. Exemplo disso são o Recanto do Moura e o Panela de Barro.
O Recanto do Moura, um dos bares mais antigos de São Caetano, há 18 anos promove diversas ações pelo bairro em prol de melhorias para os moradores. “Fazemos um som ao vivo e ao invés de cobrar o couvert pedimos 1kg de alimento para as ações sociais. Já conseguimos arrecadar mais de 6 toneladas aqui no Recanto do Moura e distribuímos na própria comunidade”, conta Adson Moura.
Além disso, o bar proporciona outras ações sociais durante o ano como melhoria para a comunidade. “Nós também realizamos o blocão da justiça, cortes de cabelo grátis, alguns cursos em que cedemos nossa cozinha para qualificação de mão de obra local e regional. Queremos sempre melhorar nossa comunidade.”, acrescenta Adson.
Localizado em Plataforma, o buteco Panela de Barro realiza ações sociais voltadas à idosos. Sérgio Luiz convoca a população para o Natal e o Forró Solidários onde faz arrecadações de leite em pó, que são entregues aos abrigos São Lázaro e São Gabriel. “Fazemos o Natal Solidário todo ano no mês de dezembro, sempre antes do natal arrecadamos leite em pó para o abrigo de idosos. Também fazemos o forró solidário no mês de junho com o mesmo intuito.”
Sérgio conta que a ideia surgiu após uma conversa com o administrador de um dos abrigos e perceber a necessidade dos idosos. “Sempre procuro ajudar os idosos com leite em pó porque um dia conversando com o administrador do abrigo São Gabriel ele disse que é o que as pessoas menos doam e o que os idoso mais necessitam, porque eles precisam no café da manhã, na merenda, no mingau, à noite. E o pessoal que doa cesta básica normalmente não tem”, explica.
O butequeiro acrescenta que a ideia para esse ano é realizar outros projetos e conseguir ainda mais arrecadações. “Ainda estou estruturando como vai ser, mas esse ano eu quero fazer mais algumas ações solidárias, quero sempre ajudar do jeito que posso.”
A exemplo do Panela de Barro e Recanto do Moura, vários botecos participantes do concurso desenvolvem ações sociais e ajudam a transformar a realidade dos bairros e da cidade de Salvador.
Sobre o Concurso
Funcionando como uma competição entre butecos, o concurso busca reconhecer o melhor entre as mais de 40 cidades brasileiras participantes, divididas em 25 circuitos, considerando pontos como petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Por isso, a cada ano é eleito o vencedor da cidade, que então participa da competição nacional, elegendo assim o melhor buteco do país. Como forma de garantir a alta qualidade de produtos e atendimento entre os participantes, 20% dos últimos colocados perdem o direito de participar do concurso no ano seguinte, gerando assim a oportunidade de outros butecos participarem do concurso.
Reconhecido como um dos mais importantes e transformadores concursos gastronômicos do país, os butecos participantes são selecionados com um ano de antecedência. Para participar, os butecos – que são indicados pelo público -, são convidados de acordo com os critérios do concurso e participam gratuitamente, criando um petisco autoral, seguindo as regras do ano. Com participação popular e júri especializado, que dão notas de 1 a 10 para 4 quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.
Na segunda etapa, que ocorre no mês julho, uma nova comissão de jurados é escolhida para visitar os campeões em cada cidade. Neste momento, os butecos vencedores recebem três jurados para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor buteco do país, em uma festa realizada em São Paulo.
Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso conta com Apresentação da Piraquê; Banco Oficial Santander; Patrocínio da McCain; Apoio da Zero Cal, Chandon, Sympla, Coca Cola e Gin Gordon’s; Cerveja Oficial Eisenbahn; Apoio Institucional Abrasel e Tambaú; Promoção da Globo.
Sobre Comida Di Buteco
Nascido no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração.
Primeiro concurso do gênero no país, em sua última edição alcançou resultados surpreendentes e atingiu marcas históricas: 800 butecos participantes; mais de 9 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos, 900 mil votos; 10 milhões de alcance nas redes sociais, com 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 9 milhões de pageviews no site; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de 8 mil empregos gerados.
Com o compromisso de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso tem como perfil de butecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias.
Ao longo das suas 23 edições, o Comida di Buteco cresceu e hoje é uma fonte de geração de empregos, impostos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, mídia, jornalismo e influenciadores.
Mas porque “Buteco”?
Buteco, com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada! Ao longo dos anos, o Concurso foi caindo no gosto de outras regiões e conquistando espaço entre esses 25 circuitos.