Depois de 2 anos sem a festa, o carnaval está finalmente de volta e, na Bahia, são 7 dias de folia, sem contar todos os eventos pré-carnaval que estão acontecendo na capital baiana. Qual a melhor forma de preparar o corpo para ter energia, saúde e disposição suficientes, aproveitando da melhor forma, já que os dias quentes, com caminhadas longas e o consumo de bebida alcoólica, podem ser uma combinação perigosa para a saúde?
A nutricionista Caroline Costa traz dicas valiosas que podem ajudar – e muito – quem vai correr atrás do trio:
1 – Antes de sair de casa faça uma refeição com alimentos ricos em carboidratos e proteínas. Os carboidratos serão a sua fonte de energia e as proteínas ajudarão na manutenção da massa muscular. Alguns alimentos ricos em carboidrato são: batata doce, aipim, banana da terra, cuscuz, frutas, quinoa, aveia, arroz e macarrão. Evite dietas radicais e jejuns prolongados nesse período;
2 – Para quem vai curtir mais de um dia, o cuidado deve ser ainda maior, então capriche em alimentos proteicos, como ovos, peixe, frango, carne, omelete, sem esquecer de ingerir uma quantidade satisfatória de frutas, legumes e vegetais. As frutas e legumes possuem muita água, vitaminas, minerais e fibras, nutrientes essenciais para um bom suporte hepático e redução de danos gerados pelo álcool. Ao sair do circuito, evite comidas muito industrializadas e fast food, porque esses alimentos são altamente inflamatórios e pioram o processo digestivo;
3 – Outro importante ponto de atenção é a hidratação. O calor, suor e o consumo de bebida alcoólica aumentam o risco de desidratação, portanto não esqueça de consumir bastante água. Para descobrir a sua quantidade adequada faça um cálculo simples (PESO X 45ml). Ex: Se você pesa 70kg (70×45 = 3.150), ou seja, a sua quantidade mínima de água será de 3 litros ao dia. A água de coco e isotônicos também são bem vindos nesse momento;
4 – Depois da folia é comum aparecer a famosa “ressaca”, com a presença de dor de cabeça, enjoos, fadiga extrema e sede, sinais claros de desidratação intensa e sobrecarga hepática. O segredo é consumir alimentos ricos em água, energia e antioxidantes, como:
Banana – Rica em potássio
Melancia – Riquíssima em água
Abacaxi – Rico em água e carboidratos
Suco de laranja – Rica em vitamina C, água e calorias
Vegetais verde escuro (rúcula, agrião, espinafre) – Potencializam o efeito detox
Chá de gengibre – diminui sintomas como enjoo, náuseas e dor de cabeça
Proteínas magras – carnes, frango e peixe.
5 – Alguns chás podem ser benéficos nesse período. O chá de erva doce, boldo, chá verde, de gengibre, carqueja e alecrim, são excelentes para fornecer suporte hepático e diminuir sintomas indesejados, além de ajudar no processo de destoxificação.
6 – O consumo de bebida alcoólica precisa ser moderado e responsável, então uma dica muito importante é intercalar bebidas com álcool com bebidas sem álcool e sempre lembrando do consumo de água mineral.
7 – Tenha muito cuidado com a comida de rua. Os índices de intoxicação alimentar são mais frequentes nessa época, porque a falta de equipamentos necessários somada ao calor extremo, formam a combinação perfeita para a proliferação de bactérias e microrganismos indesejados. Os sintomas de intoxicação alimentar podem variar desde uma simples dor de cabeça até desidratação intensa, com necessidades hospitalares. A indicação é: evite o consumo de comidas de rua, principalmente frutas cortadas, saladas, comida japonesa ou alimentos crus.
Alguns lanches práticos podem te livrar da intoxicação causada por comida de rua contaminada. Leve sempre uma barrinha de proteína, barrinha de cereal, bananada, porção de nuts e alguns sachês de carboidrato em gel na bolsa ou no bolso.
Com essas orientações o seu carnaval certamente será mais leve, saudável, prazeroso e seguro. Aproveite com moderação.