A ação acontece na loja da Santa Casa, no 2º piso do Salvador Shopping, no dia 09 de maio, às 15h
Quedas são as principais causas de acidentes em pessoas com mais de 60 anos, segundo dados do Sistema Único de Saúde ,sendo que 5% a 10% delas resultam em lesões graves. Além disso, cerca de 30% dos idosos no país caem uma vez ao ano. Pensando nessa realidade, a Santa Casa da Bahia promove no próximo dia 09 de maio, às 15h, a palestra “Casa segura para idoso: como adaptar?”.
A ação acontece na loja da Santa Casa no Salvador Shopping (2º piso). Na ocasião, o médico e coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital Santa Izabel, Flávio Santana, falará sobre os riscos de queda para os idosos dentro de casa e como esses incidentes podem ser evitados, com alguns ajustes e ações de prevenção.
“Os idosos costumam cair com muita frequência em casa e alguns fatores associados a isso são a osteoporose, que torna os ossos mais frágeis, e a sarcopenia, perda de massa muscular verificada com o avanço da idade. Tudo isso aumenta as chances de fraturas graves em decorrência das quedas”, destaca o ortopedista.
“Além disso, as casas não costumam ser projetadas pensando que as pessoas envelhecem. Por isso, é importante adotar certas estratégias de prevenção que tornem o imóvel mais seguro para o idoso”, acrescenta Dr. Flávio.
Serviço
O que: Palestra “Casa segura para idoso: como adaptar?”
Quando: 09 de maio, às 15h
Onde: Loja da Santa Casa da Bahia, Salvador Shopping L2 – Em frente ao Café Nero
Valor: gratuito
Sobre a Santa Casa da Bahia
Fundada em 1549, mesmo ano da cidade de Salvador, a Santa Casa da Bahia foi a única entidade do Estado a prestar assistência aos baianos por cerca de 200 anos. Hoje, além de atuar na área de saúde, presta serviços em ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação infantil. Fazem parte da Santa Casa da Bahia o Hospital Santa Izabel, a Casa de Saúde Solange Fraga, a Unidade Álvaro Lemos, o Museu da Misericórdia, a Pupileira, o Centro de Memória Jorge Calmon, o Cerimonial Rainha Leonor, o Cemitério Campo Santo, seis Centros de Educação Infantil, o Programa Avançar – Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação do Bairro da Paz e outros projetos. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.