As férias escolares são um momento aguardado tanto pelas crianças quanto pelas famílias, que almejam um momento de descanso e descontração em meio à rotina. Para os pequenos que seguem acompanhamento terapêutico, porém, o período pode trazer desafios. Jamaica Araújo, fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, destaca que a interrupção das atividades terapêuticas durante as férias pode impactar o desenvolvimento adquirido ao longo do ano pela criança – portanto, é preciso desenvolver estratégias.
“Manter a rotina terapêutica da criança durante as férias escolares é crucial para evitar retrocessos, mas não precisa ser algo engessado e estressante para ela, tampouco para os familiares. O mais adequado é inserir as atividades de forma leve e lúdica e adequá-las ao dia a dia, por meio de brincadeiras e exploração de novos ambientes, por exemplo”, diz Jamaica.
Portanto, uma das palavras chaves desse contexto deve ser a interação. Seja com a própria família ou com outras crianças, a fisioterapeuta orienta que os responsáveis aproveitem esses momentos para incentivar o aprendizado e a autonomia, sempre respeitando os limites dos pequenos. Além disso, Jamaica Araújo chama atenção para a importância de manter o contato com os terapeutas mesmo durante o período de férias escolares.
“Manter esse contato com os especialistas oferece mais segurança e orientação para as famílias. Isso também garante que todas as atividades realizadas durante o período de férias escolares estejam alinhadas às necessidades da criança. Solicitar ajustes e dicas podem fazer a diferença nesse processo”, pontua a fundadora da Clínica Espaço Kids.
Por fim, Jamaica reforça a importância de manter os cuidados com o sono e alimentação da criança, garantindo certo padrão à rotina. Manter a estabilidade nos horários de sono e refeição, assim como em outras atividades cotidianas, segundo a especialista, é crucial para a efetividade da rotina de férias escolares.
Clínica Espaço Kids
A Clínica Espaço Kids é especializada no atendimento humanizado a crianças com deficiência. Com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, musicoterapia, psicomotricidade e psicologia, a Espaço Kids oferece, em um só espaço, a possibilidade de um acompanhamento completo a crianças e adolescentes com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor.
Unidade de tratamento convencional: Rua das Rosas, n. 179, salas 305, 306, 307 e 308. Ed. Empresarial San Juan, Pituba.
Unidade de tratamento intensivo: Rua Arthur de Azevedo Machado, n. 1459, térreo. Ed. Internacional Trade Center, Stiep.