A iniciativa capitaneada pela Concessionária Bahia Norte já formou 34 turmas
A comunidade de Nova Esperança, localizada no km 14 da BA-526, em Salvador, lançou esta semana, mais uma edição do projeto Caia na Rede – Janela para o Mundo. As vagas foram disponibilizadas gratuitamente com objetivo de possibilitar inclusão digital para a população a partir dos 14 anos. A atividade, com duração de três meses, propõe acesso às tecnologias da informação direcionadas para o mundo do trabalho.
Talita Conceição (15), aluna concluinte do curso, falou sobre os benefícios do programa: “eu gostei do projeto, pois ele é uma opção gratuita para perto da comunidade”. A estudante é uma das 200 alunas que foram beneficiadas com o Caia na Rede, em seis anos de realização.
“Mudar o destino dos estudantes de comunidades vizinhas às nossas rodovias através do acesso à informação e educação digital nos enche de motivação para continuar acreditando neste projeto e trabalhando para expandi-lo”, afirma Cledson de Castro, gestor de Comunicação e Sustentabilidade da Bahia Norte.
De acordo com Bruna Pires, instrutora de informática do curso, é muito gratificante ver os resultados do projeto. “Sempre converso com os alunos sobre a importância de estar no mundo digital – e é muito bom vê-los construir esse conhecimento ao ponto de conquistarem um emprego ou uma vaga na universidade”, contou.
Diante desse cenário, o Caia na Rede busca garantir inclusão sociodigital e potencializar a geração de renda e o fortalecimento da organização comunitária, o que cumpre com pelo menos dois dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): Educação Básica de Qualidade para Todos e Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.
PARCERIAS
Fruto da sinergia entre empresas, governo local e organização comunitária, o projeto é uma iniciativa da Concessionária Bahia Norte, e nesta edição conta com o apoio da Battre – Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos – e Abene – Associação Beneficente Nova Esperança.