Comunidades do Beiru e Tancredo Neves promovem a segunda edição do Feiru
Empreendedores de diferentes áreas, ativistas culturais e líderes comunitários participam de 2 a 4 de dezembro da segunda edição do Festival de Empreendedorismo e Cultura de Beiru/Tancredo Neves – Feiru. Trata-se de um movimento econômico e cultural que atua em territórios periféricos e de grande vulnerabilidade com o objetivo de agregar membros da comunidade e proporcionar crescimento nas áreas de empreendedorismo e ações socioculturais, tendo como viés o resgate da ancestralidade. O festival acontecerá na sede do Espaço Cultural Ceifar, que fica em Tancredo Neves.
O Feiru envolve o desenvolvimento de atividades por meio de oficinas, workshops e rodas de conversa para que os empreendedores possam colocar em prática conhecimentos adquiridos, expor capacidades técnicas e emocionais e promover a circulação financeira e de bens de consumo localmente. Essas ações contam com a participação direta de duas entidades experientes nesta área: a Anpecom (Associação Nacional por uma Economia de Comunhão) e a Ama (Associação Mosaico de Amor).
Além dos debates, palestras e participação de cerca de 35 expositores, a programação do festival inclui momentos de muita interatividade e diversão. Para os amantes da gastronomia, haverá uma praça de alimentação com pratos e lanches da culinária regional e nacional. O evento conta ainda com uma área infantil (espaço Feiru Kids), onde as crianças compartilharão atividades de desenho, pintura e iniciação musical.
Como explica o educador Jean Santos, um dos organizadores do Feiru, o festival “nasceu com o propósito de contribuir para o florescimento do empreendedor local e o desenvolvimento de novas habilidades rumo a um capitalismo consciente, uma economia criativa e solidária”. Nesta segunda edição, o evento dá continuidade à proposta lançada com sucesso na primeira edição, realizada em 2021.
Programação diversificada
O Feiru será aberto no dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 19h, com uma palestra de Rodrigo Apolinário sobre o tema “Porque Somos Comunidade”. Haverá a apresentação de um vídeo sobre empreendedorismo e uma fala da empreendedora local Elba Cruz. Em seguida, o empresário Sergio Perez, da empresa Bahia Control (especializada em equipamentos industriais), dará um depoimento sobre “Felicidade e Prosperidade Pós Pandemia”, na mesma mesa em que participará o jovem músico e empreendedor Philipe Neri, que fará ainda uma apresentação musical ao piano.
No sábado, dia 3 de dezembro, o festival começa às 8 horas, com duas oficinas: uma de produção de doces e salgados e outra de corte de cabelos. Às 15 horas, haverá uma oficina de educação financeira e jogos interativos, além de uma apresentação de capoeira, entre outras atividades culturais. No domingo, as atividades começarão às 9h30 com uma missa. Às 15 horas, terá inicio o Show Virada Cultural, apresentando como convidados os grupos Só na Fé e Alto Louvor, ambos voltados para o pagode baiano, mas com proposta evangelizadora.
O encerramento do Feiru se dará com uma apresentação do conhecido cantor sertanejo Dan Valente, um dos nomes de destaque no cenário musical baiano. Ele apresentará canções que há muito tempo fazem sucesso na Bahia, incluindo a estourada “Yasmim”, de autoria de Adryel Lima, PV e Pedro Padilha. Em tempo: o show de Dan Valente é um oferecimento do próprio cantor, sem custo para o evento.
Serviço
Evento: Festival de Empreendedorismo e Cultura de Beiru/Tancredo Neves – Feiru
Local: Espaço Cultural Ceifar (Rua Direita de Tancredo Neves), 402 Beiru/Tancredo Neves
Período: 2 a 4 de dezembro
Ingressos: Entrada franca