O 4º Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão – A Cidade Somos Nós, realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), abrirá inscrições no dia 18 de setembro. Com o tema “Salvador transparente, a cidade da gente”, o objetivo da ação é despertar nos alunos o interesse por temas relacionados a cidadania, transparência pública e controle social.
Estudantes interessados têm até o dia 2 de outubro para se inscrever através do site do concurso, que será divulgado na data de abertura do certame. Podem participar alunos do 8º e 9º ano, além das turmas de fluxo.
O gênero textual exigido no concurso deste ano são as tirinhas, que se caracterizam pelas histórias curtas, geralmente formadas por três ou quatro quadrinhos, normalmente fazendo uso do humor para contar uma história. O chefe de setor de controle social da CGM e um dos idealizadores do programa, Paulo Cezar Oliveira, assinala que a escolha do gênero foi feita através do consenso da comissão organizadora.
“Buscamos variar os estilos literários a cada ano para atender a diversidade de expressões dos alunos. As tiras também têm uma ótima receptividade entre os estudantes, principalmente por conter elementos imagéticos (desenhos) e textos curtos com mensagens marcantes”, explica.
Preparação – Oliveira faz questão de reforçar que a iniciativa é a atividade final do programa A Cidade Somos Nós, objetivando estimular os alunos da rede municipal na contextualização e ressignificação dos conteúdos aprendidos nas oficinas realizadas nas escolas. As oficinas que preparam os alunos para o concurso, realizado desde 2017, já tiveram a participação de mais de 11 mil alunos.
A cartilha utilizada é atualizada anualmente para uso nas oficinas. Para ele, o programa A Cidade Somos Nós vem se consolidando em Salvador como uma ação especial de educação cidadã atual, dinâmica e sensibilizadora, formando cidadãos nas unidades de ensino. Os três vencedores ganharão prêmios: o 1º lugar recebe um computador portátil (chromebook); já o 2º e 3º lugares serão presenteados com tablets.
Foto: Max Haack/Arquivo Secom PMS