Nutricionista e referência no programa de emagrecimento Mereço+, Carolina Dias explica quais ações fazer em uma viagem para manter a rotina alimentar saudável
Viajar, ao mesmo tempo em que é uma experiência emocionante, também representa um desafio e tanto para quem está em busca de um estilo de vida saudável. Comidas típicas, fast food e diversos points conhecidos pela boa bebida geralmente estão no itinerário gastronômico de uma visita a um cartão postal, seja nacional ou internacional. Contudo, para manter o bem-estar em dia, é importante manter o equilíbrio na alimentação: não se privar de tudo, mas também não meter o pé na jaca.
Isso é o que explica a nutricionista Carolina Dias, referência no programa de emagrecimento Mereço+. De acordo com ela, a base para uma viagem saudável é o planejamento. “Para aproveitar o período que vai estar viajando e manter, ao mesmo tempo, uma dieta equilibrada, é importante tanto conhecimento quanto estratégias nutricionais, que vão desde escolhas inteligentes nos restaurantes até o cuidado em controlar as porções e manter-se hidratado”, explica Carolina.
Diante disso, a nutricionista dá algumas dicas para quem quer fazer viagens saudáveis. Confira!
Programe-se
O primeiro passo para quem quer manter a dieta em dia durante o passeio é se planejar com antecedência, afirma Carolina. “Antes de viajar, é importante pesquisar sobre os locais que serão visitados e identificar opções de restaurantes saudáveis ou mercados onde se possa comprar alimentos nutritivos”, orienta a nutricionista.
Leve lanches saudáveis
Preparar lanches saudáveis é mais uma ação importante para quem quer manter o bem-estar na viagem. “Ter sempre à mão lanches saudáveis, como frutas frescas, barras de proteína ou castanhas, ajuda a evitar a tentação de comer alimentos pesados e gordurosos durante a viagem”, diz a nutricionista.
Escolha inteligente
Ao visitar um restaurante, existem opções inteligentes para pedir, como alimentos grelhados, cozidos ou assados em vez de alimentos fritos, ressalta Carolina. “Além disso, é indicado escolher opções com baixo teor de gordura, como carnes magras, saladas e vegetais, sempre que possível”, aconselha ela.
Controle as porções
O controle das porções é mais uma iniciativa importante nas viagens. Isso porque, em restaurantes, é comum as porções serem maiores do que o necessário. “Sendo assim, é sempre bom tentar dividir as refeições com alguém ou pedir uma porção menor, se possível. Assim, excessos calóricos são evitados”, diz Carolina.
Mantenha-se ativo
Procurar oportunidades para se movimentar durante a viagem, segundo a nutricionista, também é outra dica para tornar a viagem saudável. “Recomendo acordar mais cedo para caminhar pelo local, explorar a pé e realizar atividades ao ar livre. Além disso, é bom aproveitar também as instalações do hotel, como academia ou piscina, para manter sua rotina de exercícios”, recomenda Carolina.
Hidrate-se adequadamente
Beber bastante água durante a viagem para manter-se hidratado é imprescindível para evitar a desidratação e outros problemas de saúde. Por isso, segundo Carolina, “é importante levar uma garrafa de água reutilizável e enchê-la sempre que possível”.