Os principais cemitérios de Salvador terão uma programação especial no feriado da segunda-feira (2), Dia de Finados. Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, medidas serão adotadas para evitar aglomerações. O G1 fez uma lista das atividades previstas para a data; confira.
Jardim da Saudade
Cemitério Jardim da Saudade — Foto: Vanderson Nascimento/TV Bahia
Vai realizar uma missa virtual com o bispo Dom Marco Eugênio, às 11h, transmitida ao vivo pelo site. Também ampliou o horário de funcionamento das 6h às 18h até o dia 6 de novembro. A programação também incluirá apresentações de músicos da Orquestra Neojiba e do cantor André Caldeira. Haverá ainda uma homenagem aos falecidos, em especial aqueles vitimados pela Covid-19.
Cemitério do Campo Santo — Foto: Reprodução
Vai transmitir uma missa online, às 9h, através do YouTube e Instagram, com o objetivo de evitar aglomeração no local. A missa será celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério.
Após a celebração, haverá também a transmissão online de uma oração inter-religiosa, às 11h, com a participação de líderes de diferentes religiões. Além das celebrações que serão transmitidas online, o Campo Santo terá outras quatro missas durante o Dia de Finados, às 7h, 13h, 14h30 e 16h, respeitando o limite de ocupação de 30% da capacidade máxima do salão de celebração.
Cemitério Parque Bosque da Paz
Cemitério Bosque da Paz — Foto: Divulgação
Será realizado uma missa, às 9h da manhã, presidida pelo bispo Dom Marco Eugênio. Não há limites de pessoas porque a celebração será realizada em local aberto. Mas os fiéis deverão utilizar máscaras e manter distanciamento de pelo menos 1 metro.
G1