O mês de novembro no IF Baiano terá extensa agenda de eventos em celebração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A data foi oficialmente instituída pela Lei nº 12.519/11 e reverencia a memória de Zumbi dos Palmares. “Palmares inspira atos de resistência da população que descende de escravizados africanos até os dias atuais”, destaca a coordenadora geral dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IF Baiano, Nelma Barbosa.
O IF Baiano promove ações antirracistas por meio dos NEABIs durante todo o ano. Em novembro, elas se intensificam em virtude do Dia da Consciência Negra. “É uma data especialmente reservada à luta. No 20 de novembro, todos são chamados a afirmar a herança africana e repensar seu pertencimento étnico-racial ou identidade”.
Durante o mês, as unidades do IF Baiano espalhadas por toda a Bahia realizam mais de 10 eventos e atividades gratuitas, com transmissão online, para refletir sobre a importância da data. Confira:
Campus Alagoinhas
O Campus Alagoinhas promoverá no dia 19 de novembro, às 19h, o Refletindo sobre as várias Áfricas. Os palestrantes africanos de Benim, Corynne Adanha, e de Moçambique, Adilson Muthambe, discutirão a diversidade cultural e histórica da África. Mais informações: [email protected].
Campus Bom Jesus da Lapa e Campus Serrinha
O Grupo de Pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes), com apoio dos campi Bom Jesus da Lapa e Serrinha do IF Baiano, do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e em parceria com os grupos de pesquisa Xerófilas, JuRus e EcoCampo, realiza o Congresso “Diálogos antirracistas e insurgências: ruralidades em perspectiva”. O evento é online e gratuito e transmitido no canal do LaPPRuDes no Youtube. A próxima atividade será no dia 20 de novembro, às 14h30, com o tema “A consciência de si e as identidades: histórias de vida e (re)existência”.
Campus Guanambi
A III Semana da Consciência Negra do Campus Guanambi terá como tema a “Construção da Identidade Negra: racismo e antirracismo”. O evento online acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, às 14h, e recebe inscrições até o dia 17 do mesmo mês. Temas como construção de identidade e racismo e antirracismo na sociedade brasileira estarão em debate.
Campus Governador Mangabeira
O campus realiza no mês de novembro o Afrocentricidades em Rede. O evento terá apresentação de trabalhos nas categorias Vídeo Curto, Card Formativo e Fotografia Ancestral. O evento foi pensado a partir da perspectiva dos tempos de comunicação remota, focando na produção de conteúdo pelos alunos com a linguagem das redes sociais. Mais informações: [email protected]
Campus Itaberaba
O Campus Itaberaba realiza em todas as quintas-feiras de novembro (05, 12, 19 e 26) o I Seminário de Educação no Combate ao Racismo, às 9h. O evento online tem como tema “O Neabi e as ações afirmativas no campo educacional brasileiro” e está sendo transmitido pelo canal do campus no YouTube.
Campus Itapetinga
O Campus Itapetinga promove, desde outubro, atividades para a Consciência Negra. Este ano, o tema central da programação é o afrofuturismo. A proposta traz a abordagem afrofuturista, que une a discussão racial ao universo da ficção científica no cinema, oferecendo aos estudantes um olhar sobre as condições de vida da população negra. O evento já promoveu discussões, oficinas e análise fílmica. No dia 17 de novembro, haverá discussão do filme “Pantera Negra”. As lives estão sendo exibidas no canal do Neabi Itapetinga.
Campus Santa Inês
O campus promoverá lives com psicólogos e educadores nos dias 16 e 26 de novembro, às 19h, com transmissão online. O tema das lives é “A população negra e a educação na pandemia e no pós-pandemia” e vai discutir os impactos da pandemia e o olhar para educação e para saúde mental dos estudantes negros. O link de transmissão do evento será divulgado em breve. Mais informações: [email protected]
Campus Senhor do Bonfim
O evento Conexões, Raça e Gênero do Campus Senhor do Bonfim acontecerá nos dias 20 de novembro, às 15h, e 27 de novembro, às 19h30. Serão duas rodas de conversa: a primeira sobre mulheres negras e produção do conhecimento e a segunda sobre raça, gênero, sexualidade e trabalho. Mais informações: [email protected]
Campus Teixeira de Freitas
O III Arvorecer Negro do Campus Teixeira de Freitas acontecerá de 11 a 13 de novembro e traz como tema “ Lugar de negro é na Educação, Ciência e Tecnologia: Trajetórias negras na construção dos saberes”. O objetivo é discutir as relações entre os discentes e o saber acadêmico e como o racismo e a exclusão operam para desmotivá-los a acessar a universidade e o terreno da ciência. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.
Campus Uruçuca
O Novembro Negro em Uruçuca terá atividades de 23 a 27 de novembro. Serão palestras, mesas-redondas e rodas de conversa, que irão culminar com o VII Sarau de Preto, um projeto de extensão que realizava atividades artísticas e culturais trimestralmente no campus e teve sua programação interrompida por conta da pandemia. O tema geral do evento é “Um levante contra o racismo”. A programação completa e os links para inscrição e da transmissão ainda serão divulgados. Mais informações: [email protected]
Campus Valença
A VI edição do Seminário (Re)Pensando Questões Afro-Brasileiras: diálogos sobre Cultura, Memória e Identidade do Campus Valença acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro. O evento terá transmissão via Youtube do Reafro Conecta e no Instagram do Neabi IF Baiano Campus Valença. A programação conta com palestras, debates, exposição de personalidades negras e discussão de filme. O evento interdisciplinar tem como finalidade dar continuidade aos estudos do Núcleo e ser um amplo espaço de reflexões, debates e construção de saberes sobre cultura, religiosidade e identidade afro-brasileira.