Fisioterapeuta da UNINASSAU Salvador explica como os acidentes acontecem e como é possível evitá-los
Muito comuns no período do carnaval, as lesões nos foliões podem acontecer por diversas razões e de diversas formas. Muitas vezes pelo uso de calçado incorreto, pela falta de condicionamento físico ou até mesmo pela falta de atenção ao caminhar pelo circuito da festa. Fisioterapeuta da UNINASSAU Salvador dá dicas de como aproveitar as festividades sem se machucar e como as pessoas devem proceder em casos de acidente.
Segundo o professor do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Salvador, Maurício Dourado, as lesões mais comuns ocorrem nos pés, podendo também acontecer nos joelhos e na lombar. “Estas áreas são as campeãs de queixas, porém as lesões nessas regiões são bastante evitáveis. Em regra geral, as pessoas devem deixar o salto em casa e optar por um tênis específico para o seu peso e o tipo de atividade, neste caso, caminhada ”, explica.
Para Maurício, o planejamento é o maior aliado para evitar as lesões. “Antes de ir para festa é importante se organizar. Entender a distância que vai percorrer, o tempo de permanência na festa, o horário e o caminho de chegada e de partida, e se nessas duas ocasiões terá que ir sentido o fluxo das pessoas ou contra. Toda essa preparação já evita bastante a ocorrência de acidente”, ressalta o professor.
Outra dica valiosa é respeitar o limite do corpo. Deve-se estar atento aos sinais que o corpo dá de quando é a hora de parar. “Não vale a pena insistir em percorrer um caminho muito longo se no final, terá complicações de saúde. Antes do corpo ‘parar’, ele avisa com dores leves na articulação, algum inchaço ou queimação. Essa é a hora de voltar para casa, beber bastante líquido e claro, descansar”, destaca.
Antes de começar a aproveitar as festas é importante realizar um exercício de aquecimento e alongamento próprio para o corpo e condicionamento físico. Após o trajeto percorrido, também é indicado realizar uma técnica de relaxamento. Essas medidas irão ajudar o corpo a se preparar para o momento e sem nenhum tipo de lesão.