As comemorações do tradicional desfile do Dois de Julho, que celebra os 194 anos da Independência do Brasil na Bahia, começam na sexta-feira (30), quando o fogo simbólico sai da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, para o bairro de Pirajá, em Salvador. Este ano, o fogo será conduzido por atletas baianos e soldados do Exército pelas cidades do Recôncavo.
O fogo deve chegar ao Largo de Pirajá no dia seguinte (1º), por volta das 16h, quando haverá o acendimento da pira e a colocação de flores no túmulo do General Labatut. Antes, às 9h, será realizado o “Te Deum”, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus, que vai homenagear a historiadora Consuelo Pondé de Sena, que dedicou a vida à luta pela preservação e valorização do Dois de Julho.
Já no próprio dia 2 (domingo), uma queima de fogos na alvorada abre a programação da data, às 6h. Às 9h, as bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) serão hasteadas sob a execução do Hino Nacional.
Em seguida, os carros do Caboclo e da Cabocla, ícones do Dois de Julho, irão desfilar do bairro da Liberdade em direção ao Largo Dois de Julho, no Campo Grande. O cortejo cívico que acompanha os carros do caboclo e da cabocla deve sair da Lapinha às 9h30.
Programação Cultural
Além das celebrações cívicas, a data também contará com atrações culturais. Uma delas é o XXV Encontro de Filarmônicas sob regência do maestro Fred Dantas, das 17h30 às 21h30, no Campo Grande. Já na segunda (3), o público vai poder participar do Baile da Independência com a Orquestra do Maestro Fred Dantas, das 18h às 21h30, também no Campo Grande.
As celebrações serão encerradas às 18h30 do dia 5 de julho, com a volta dos carros emblemáticos ao bairro da Lapinha. O ato contará com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.
Trânsito
O trânsito na capital será alterado dos dias 1º a 10 de julho, para ordenar e otimizar o tráfego de veículos e a circulação de pedestre, em decorrência das comemorações do feriado de Independência do Brasil na Bahia.
O estacionamento de veículos será proibido no dia 1º, das 7h às 18h, na rua Oito de Novembro, em Pirajá, nas proximidades do Largo do Panteon, por causa do fogo simbólico.
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai iniciar o monitoramento do tráfego e circulação de pedestres na via, a partir das 16h. Já no dia 2, a proibição será das 17h à 1h do dia 3, e no dia 9, das 7h30 à 01:00 do dia 4.
Como opção de deslocamento por conta do trecho interditado, a Transalvador indica as ruas 24 de Agosto e Oscar Seixas, no mesmo bairro. Os coletivos irão utilizar o terminal da rua Nova.
No dia 02 de julho, será proibido o estacionamento e circulação de veícuos nos seguintes trechos:
- A partir de 0h: Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, rua São José de Cima, rua Fonte de Santo Antônio, rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz do Pascoal, rua do Carmo, rua do Paço, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, rua da Misericórdia, Praça Municipal;
- A partir das 14h: Praça Municipal, rua Chile, Praça Castro Alves, Av. Sete de Setembro (São Bento / São Pedro / Piedade / Rosário / Mercês / Passeio Público), Largo do Campo Grande;
A partir das 5h, o deslocamento será feito da rua Lima e Silva para a rua Pero Vaz, no bairro da Liberdade. Os coletivos que passam nos bairros que terão desfiles, contarão com opção de tráfego:
- Sentido Bairros / Centro: rua Lima e Silva, rua Pero Vaz, rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, rua Rodrigo de Menezes, rua Quinta dos Lázaros, rua General Argolo;
- Sentido Centro / Bairros: Largo Dois Leões, Av. Glauber Rocha, rua Quinta dos Lázaros, rua Rodrigo de Menezes, Largo do Tamarineiro, rua Conde de Porto Alegre, rua Pero Vaz, rua Lima e Silva.
Somente veículos credenciados terão acesso ao corredor especial, que correspondem às vias Av. Anita Garibaldi, Dique do Tororó, rua Djalma Dutra, Dois Leões, Estrada da Rainha, Largo do Queimadinho, rua Campos França (contra-fluxo), no dia 02 de julho.
No dia 5, também haverá proibição de estacionamento no Largo da Lapinha, a partir das 17h. A interdição será progressiva nas vias do Largo do Campo Grande, rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro (Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, rua Chile, Praça Municipal, rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira do Carmo, rua do Carmo, Largo da Cruz do Pascoal, rua Direta de Santo Antônio, Ladeira do Boqueirão, rua dos Adôbes, Largo da Quitandinha do Capim, rua dos Perdões, rua Fonte de Santo Antônio, rua São José de Cima, Ladeira da Soledade, Largo da Soledade, Corredor da Lapinha, Largo da Lapinha.
Conforme a Transalvador, o acesso de residentes e/ou domiciliados nas vias interditadas, será assegurado mediante a comprovação de endereço com contas de telefone, água, energia elétrica.
Os veículos destinados aos serviços públicos, como Operação de Trânsito e Transporte, Bombeiros, Ambulâncias e Polícias terão prioridade no trânsito libre e estacionamento, no caso de estarem identificados e estiverem em serviço.
Outros veículos só terão acesso aos locais das festividades mediante apresentação de credencial fornecida pela Transalvador. O tráfego será normalizado quando a Limpurb concluir os serviços de limpeza nos locais.
G1