Unidades especializadas das Polícias Militar e da Civil possuem números de WhatsApp para receber informações sobre esse tipo de crime.
A população pode ser uma parceira das polícias no combate aos assaltos a ônibus e a informação é uma arma fundamental para colaborar com os policiais que atuam nas unidades especializadas. Com esse objetivo, a Operação Gemeos, da Polícia Militar, e o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), da Polícia Civil, disponibilizaram os números 99705-4412 e 3117-6637.
Para o delegado Glauber Uchiyama, titular da unidade especializada, a nova tecnologia da informação tem colaborado muito com o trabalho de captura dos criminosos. “Recebemos muitas informações úteis, como o modus operandi, o horário, e local que bandidos embarcam e desembarcam e suas características”, explicou.
Fez ainda questão de lembrar que, apesar do WhatsApp do Gerrc ser um número fixo, funciona perfeitamente, pois fica vinculado a um celular. “Esse telefone fica específico para essa função em nossa unidade”, disse o delegado.
Já para Gabriel Neto, comandante da Gemeos, apesar de o canal de comunicação já estar em funcionamento ha algum tempo, o número de denúncias pode aumentar. “Temos a capacidade operacional para atuar e retirar esses marginais de circulação. A população pode confiar na polícia e, com certeza, vamos diminuir ainda mais essas ocorrências”, garantiu.