Allan Carter – Colaborador
Rayssa foi descoberta em 2015 após um vídeo fazendo heelflip viralizar na internet. Logo, ela demonstrou interesse em se profissionalizar e agora é a brasileira mais jovem a participar das Olimpíadas de Tóquio, no skate. Ela ainda pode se tornar a mais nova campeã olímpica da história, entre todos os países, de todas as modalidades e de ambos os sexos.
A atleta, entre homens e mulheres, mais jovem a conquistar o ouro olímpico é a americana Marjorie Gestring, nas olimpíadas de 1936 em Berlim, nos saltos ornamentais. No Brasil a atleta feminina mais jovem é Thaisa, ouro no vôlei, com 21 anos em Pequim 2008.
Entre os homens está o futebolista Gabriel de Jesus que detém o título de brasileiro mais jovem a ganhar o ouro masculino nas olimpíadas de 2016, com 19 anos. Caso apenas suba ao pódio, a Skatista pode bater o título de Rosângela Santos a brasileira mais jovem a subir ao pódio olímpico com apenas 17 anos, conquistando o Bronze no 4x100m do atletismo.
“Fadinha do Skate” como foi apelidada, já fez história antes mesmo do começo dos jogos. Ela não só quebra o recorde de brasileira mais jovem na olimpíada como também vence a barreira do preconceito e mostra que Skate também é coisa de menina.
Foto: Julio Detefon/CBSK