A Conmebol anunciou nesta segunda-feira (19) mudanças no formato de disputa da Copa Sul-Americana já para a edição de 2023. As principais alterações são uma fase preliminar com confrontos nacionais e um playoff entre a fase de grupos e as oitavas de final.
A fase preliminar não envolverá os representantes do Brasil e nem da Argentina. A disputa terá quatro clubes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, em jogo único e com sorteio de mando de campo. Dois de cada país avançam para os grupos.
Já na fase de grupos, o primeiro lugar dá vaga direta nas oitavas de final. Enquanto o segundo lugar não será eliminado, mas vai disputar um confronto eliminatório contra os times que ficaram em terceiro nas chaves da Libertadores.
O novo formato da Sul-Americana é igual ao da Liga Europa. A competição também recebe os terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões.
O futebol brasileiro será representado por São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino na edição de 2023 da Copa Sul-Americana. O sorteio dos jogos da fase preliminar será nesta quarta (21).
Bahia Notícias