No mês dedicado à Consciência Negra, uma oficina vai ensinar a produzir a boneca Abayomi, que é símbolo de resistência. A atividade será realizada remotamente nesta sexta-feira, 27, às 17 horas, no YouTube. A iniciativa gratuita é promovida pelo Grupo Educacional ACBEU em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.
Durante a oficina, os participantes vão aprender ao estilo Maker, mão na massa, como fazer sua própria Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá. Sem costura e com apenas nós e tranças, as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz e boca para favorecer a diversidade e reconhecimento de múltiplas etnias africanas.
De acordo com a tradição, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias para fazer as bonecas para seus filhos durante o tráfico negreiro no período da escravidão no Brasil. O presente servia como amuleto de proteção.
A oficina será transmitida no canal do Grupo Educacional ACBEU no YouTube (youtube.com/acbeubahia). O evento é gratuito, aberto ao público e não requer inscrição prévia.
| SERVIÇO |
Oficina Abayomi
Data: sexta-feira, 27, às 17 horas
Nesta web session, colocaremos a mão na massa, ao estilo Maker, para a confecção das bonecas abayomis! Elas são símbolo de resistência e valorização da cultura afro. Ao final da oficina, teremos uma narrativa de um conto africano, evidenciando os significados de abayomis: “encontro precioso”.
Onde: canal do Grupo Educacional ACBEU no YouTube (youtube.com/acbeubahia)