Anunciado na última quarta-feira (9) como novo treinador do Bahia para a sequência de 2020 e a temporada de 2021, Mano Menezes conta com o apoio dos principais grupos que fazem parte do Conselho Deliberativo do clube, porém, a cobrança por resultados melhores, ações da diretoria e até a demora na saída do ex-treinador do clube, Roger Machado, foram salientadas durante entrevista concedida ao Varela Notícias na última quinta-feira (10), antes do jogo contra o Grêmio.
“Ficamos felizes pelo Bahia ter fechado com um treinador vencedor, com histórico recente de títulos importantes. Torcemos para que o Bahia reencontre seu caminho em campo”, comentou Ricardo Maracajá, representante do grupo Nova Ordem Tricolor (NOT).
Além da chegada de Mano Menezes, o grupo Independente Tricolor falou sobre a demora na tomada da decisão da diretoria na saída de Roger Machado.“Entendemos que o Bahia, desde o momento que decidiu pelo desligamento de Roger Machado, que na nossa opinião demorou muito, identificou a necessidade de trazer um técnico com histórico de sucessos em sua trajetória profissional. O anúncio da contratação de Mano Menezes demonstra que o clube deu um salto qualitativo em suas pretensões”, disse em nota o grupo Independente Tricolor.
Outro grupo que comentou sobre a contratação de Mano Menezes foi o Mais Um Baêa (MUB), através do conselho Jailson Baraúna, elogiando a contratação e falando de reforços. “Nós achamos que o Bahia trouxe um técnico que o nome fala por si só, porém entendemos que nosso elenco precisa de 3 a 5 peças pra dar uma consistência melhor e mais opções qualificadas pra utilização ou reposição, elevando o nível geral de competitividade do time!”.
Membro do grupo Convergência Tricolor, Wagner Teles, falou da importância do novo treinador para o desempenho em campo e fora dele.“A contratação do técnico Mano Menezes sinaliza DE (diretoria executiva) acertadamente diagnosticou que o Clube precisava de uma liderança consolidada no futebol, um profissional experiente e com um currículo vencedor na carreira que pode agregar muito valor à reconstrução de um DNA institucional competitivo e eficiente no futebol dentro de campo. Esperamos também que sua contratação equilibre o poder do Diretor de Futebol como forma de diminuir a chance de cometimento de erros na gestão do futebol. Não há dúvida de que a contratação pacificou a torcida num momento de muita tensão na relação com a DE, o que dá tranquilidade para a gestão seguir focada em entregar para todo o staff a melhor estrutura possível para alcançar os objetivos”.
Representante do grupo de apoio, com representado pelo vice-presidente Vitor Ferraz, a Revolução Tricolor, através do conselheiro Caio Botelho destaca a evolução do clube desde a democratização. “Em nosso entendimento, a contratação de Mano Menezes é muito positiva e reflete o novo momento em que o Bahia vive, já que seria impossível contratar um treinador desse patamar alguns anos atrás. Mostra também que estamos começando a colher os frutos plantados, pelas sucessivas gestões democráticas, desde a intervenção de 2013. Estamos confiantes que a vinda de Mano pode nos ajudar a conquistar mais e melhores resultados em campo, que é nosso principal objetivo”.
Além da Revolução Tricolor, o grupo Simplesmente Bahia também se faz presente na atual diretoria, através do presidente Guilherme Bellintani, e representado pelo conselheiro Oldgard Júnior, também destacou a evolução do clube durante o processo de democratização e traz a diferença de visão do clube por parte dos grandes treinadores. “Eu vejo a contratação de Mano Menezes com bons olhos. A diretoria acertou em cheio trazendo um treinador que vai ter o respeito dos jogadores, isso é importante no futebol. Ele é um treinador da velha guarda, mas não está desatualizado. Treinador atualizado com o futebol e sem dúvida nenhuma vai elevar o Bahia a outro patamar, e com isso o Bahia consegue subir degraus. Para você ter ideia, quando o clube trouxe Enderson Moreira tentou consultar Jair Ventura, pra trazê-lo, e ele se quer quis conversar com o Bahia. De dois anos para cá, o Bahia cresceu bastante. Agora, com a chegada de Mano Menezes está no caminho certo de igualar o futebol a grandeza da”.
A “era Mano” deve ter início na partida contra o Atlético-GO, domingo (13), às 18h, em Pituaçu. Nesse duelo, o treinador já vai entrar com o objetivo de acabar com o jejum de seis jogos sem vencer na Série A e distanciar o Tricolor do z-4 da competição.
Varela Notícias