Consumir café antes de fazer exercícios pode causar uma sobrecarga no coração e aumentar o risco de acontecer um infarto, segundo aponta um estudo realizado entre fisioterapeutas da Universidade Estadual Paulista, campus Marília. De acordo com o G1, a pesquisa foi realizada com a ajuda de 32 voluntários que participaram de três dias de testes.
Associado ao limite de esforço físico de cada um, cada paciente recebeu de forma alternada duas cápsulas, uma contendo cafeína e outra contendo farinha de trigo. Sem saber qual das cápsulas estava sendo ingerida, os pacientes participaram de uma corrida em intensidade moderada.
Após a prática dos exercícios, os pesquisadores notaram que os voluntários que consumiram a cafeína demoraram cerca de 60 minutos para que os seus batimentos cardíacos voltassem ao normal.
Esse comportamento concluiu que os batimentos de quem consumiu a substância demorou o dobro de tempo daqueles que consumiram a cápsula de farinha de trigo. O risco, segundo os cientistas, ocorre por conta do aumento de catecolaminas na corrente sanguínea após ingestão de cafeína, sobrecarregando o coração e consequentemente aumentando as chances da pessoa sofrer um infarto.
A descoberta surpreendente feita pelo estudo gera um novo alerta para pessoas que são diabéticas e hipertensas e que tem o costume de praticar exercícios físicos.
Bahia Notícias