Chico Araújo
Faltam pouco mais de 24 horas para a estreia do Brasil na Copa do Catar e o que se vê por todo o Brasil é um misto de ansiedade e entusiasmo.
A torcida acredita no Hexa e o mundial tem demonstrado até aqui que não existe Seleção favorita.
Até os Hermanos argentinos caíram na primeira rodada, de virada, diante da Arábia Saudita, uma seleção sem muita tradição no futebol mundial… E detalhe, o país decretou feriado hoje por conta da vitória em cima da bicampeão mundial e uma das candidatas ao título, até então.
Ontem tivemos a estreia de outra forte candidata, a França, que goleou, de virada, por 4×1, a fraca Seleção da Austrália. Outra goleada foi a da Inglaterra, também em cima de outra seleção sem tradição, o Irã, por 6×2
E tá chovendo zero a zero.
Mèxico e Polônia, Dinamarca e Tunísia, Marrocos e Croácia.
Mas o que os brasileiros querem saber mesmo é da Seleção, que já temos capitão: Thiago Silva, na sua terceira Copa seguida, vai vestir a braçadeira.
O time mescla experiência com a juventude de jogadores como Raphinha
– Os que disputaram uma Copa ou mais, tentam passar para nós, que estamos na primeira, a confiança. Quanto mais confiança eles nos passam, melhor. Então eles passam para chegarmos tranquilos. Eles nos deixam fazer aquilo que sabemos melhor. Não adianta querer prender a gente, porque isso não dá certo, e eles nos deixam à vontade para sermos quem somos. Isso ajuda muito no ambiente da Seleção, todos têm liberdade para brincar, conversar, pedir conselhos, seja com os mais experientes ou mais novos.
Mas, o garoto que surgiu para o futebol jogando em campos de várzea no Rio Grande do Sul, tá confiante e revelou que os jogadores da Seleção já treinaram até alguns passinhos para comemorar gols
– Para te falar a verdade, já temos umas dez danças preparadas para cada jogo, mas não de cada jogador. Essa dança vai ser para o primeiro, essa para o segundo, essa para o terceiro. Temos dança até o décimo gol. Aí vamos ter que inovar (se passar dos dez gols).
Apenas o capitão Thiago Silva é nome certo. Os outros dez que vão ser titulares na estreia ainda estão sob sigilo.
E você já decidiu onde vai assistir o jogo amanhã?
Tá todo mundo marcando seus esquemas, seja em bares, na casa de familiares, no Pelourinho, que vai ter telão. Tem festa para tudo quanto é lado. Mas vai ter muita gente trabalhando também. Não vamos esquecer disso. O importante é torcer.