A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (6) uma nova obra de contenção de encosta na Rua Emílio Couto, no bairro de Brotas. A estrutura possui uma área de 860 metros quadrados em solo grampeado, além de sistema de drenagem e gramado, sendo capaz de estabilizar o talude que oferecia risco de deslizamento para a comunidade local. O investimento total foi de R$2,8 milhões.
“Hoje entregamos a proteção de encosta de número 542. Na última década, investimos muito para proteger áreas de risco como essas em nossa cidade. Há mais de 20 anos, os moradores daqui da região aguardavam por uma solução como essa. Fizemos uma vistoria, garantimos os recursos para o projeto e autorizamos o início da obra, que hoje garante mais tranquilidade para as famílias”, destacou Bruno Reis, em visita à localidade.
O prefeito frisou ainda que a estratégia de proteger áreas de risco é um trabalho permanente, realizado durante todo o ano. Atualmente, 32 obras estão em execução e há mais 45 outras para iniciar: “Essas intervenções, infelizmente, são caras. Mas nós vamos seguir investindo porque proteger encostas, como sempre disse, é a prioridade número um”.
A conclusão da contenção na Rua Emílio Couto trouxe alívio para as famílias que viviam sob o constante temor de deslizamentos, especialmente durante os períodos chuvosos. O frentista Levi de Jesus Ribeiro, 64 anos, foi um dos moradores beneficiados com a iniciativa.
“A gente tinha que acordar de madrugada para verificar como estava a situação. Não dava para dormir direito. Mas, após a obra, estamos em paz. Essa encosta protegida melhorou muito a nossa qualidade de vida, pois a gente sabe que as casas aqui da Rua Emílio Couto jamais serão levadas pela terra”, celebrou.
Solução – A contenção em solo grampeado da Emílio Couto foi executada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop). Trata-se de técnica de engenharia bastante eficiente para estabilização de encostas. O processo inicia com o reforço do terreno por meio da inserção de barras metálicas (os chamados grampos), que são instaladas horizontalmente ou em ângulo dentro do solo.
Após isso, uma camada de concreto é aplicada na superfície para proteger a área, garantindo a segurança da estrutura. O método também inclui a implementação de sistemas de drenagem para evitar o acúmulo de água, que poderia comprometer a estabilidade do solo.
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS