Choveu, o condomínio inundou e o carro que estava na garagem foi danificado. Viajou nas férias, a casa foi invadida e saqueada. Esses são apenas dois exemplos que podem acontecer a qualquer momento na vida do cidadão, infelizmente. Uma alternativa para atenuar as perdas em episódios como esses é a contratação de seguros especializados, que engloba os mais variados ramos como patrimonial, rural, transporte e até aeronáutico.
“O mercado de seguros acompanha há algum tempo o aumento da procura pelos consumidores. É justamente na crise que é despertada a necessidade de proteção, motivada por fatores como o aumento da violência e desemprego. O seguro neste cenário se insere como garantia de que os bens estarão resguardados, caso ocorra um imprevisto”, explica Nelson Uzêda, diretor do SindSeg BA/SE/TO (Sindicato das Seguradoras).
Entre os mais conhecidos, buscados e contratados por pessoas físicas estão o seguro de vida, saúde, automóvel e residencial. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:
Seguro de vida: Possui obrigatoriamente cobertura para o risco de morte. Em caso de doença grave ou condição que incapacite a realização das atividades profissionais também, garantindo a proteção financeira da família em episódios inesperados. Existe diferença entre seguro de acidentes e seguro de vida, sendo que este último só pode ser comercializado para pessoas a partir dos 14 anos de idade.
Seguro saúde: A precariedade dos atendimentos médicos no sistema público termina sendo o principal fator para a contratação do serviço. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são mais de 70 milhões de consumidores desse serviço.
Seguro automóvel: É um dos seguros mais conhecidos no Brasil. Garante a cobertura de possíveis prejuízos como roubo, furto, ressarcimento de danos, assistência em casos de acidente, entre outros.
Seguro residencial: Voltado para residências individuais como apartamentos e casas, cujo a garantia básica inclui incêndio, explosão e queda de raio. Entre as opções complementares estão subtração de bens, desmoronamento e danos a terceiros.