A secagem é uma etapa de grande importância do beneficiamento do cacau o que hoje é feita com a queima da madeira. A utilização de estufas solares irá substituir esse processo de secagem, o que proporcionará o bem estar do trabalhador, ganhos de qualidade e menor tempo no processo de secagem, além de oferecer um produto com maior qualidade e com alto valor agregado para o mercado, no Brasil e no exterior.
A proposta é viabilizar subprojetos socioambientais voltados para o setor rural, através do “Bahia Produtiva”. O programa executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, visa melhorar as condições de vida da população rural do estado da Bahia com foco em segurança alimentar e nutricional, na diversificação das fontes de renda e qualificação da gestão dos recursos naturais em áreas de produção familiar ou economia solidária.
A Cooperast, líder de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Bahia, reafirma seu compromisso de melhorar a produtividade agroecológica sustentável na agricultura familiar, implantando estufas solares na Associação de Produtores Orgânicos Embaúba, em Itacaré Bahia.
Para Nézia Cardoso, da Fazenda Du Vovô, da qual faz parte a associação Embaúba, o objetivo desta parceria é possibilitar a produção da agricultura familiar prezando pela qualidade e preocupando-se com a redução dos impactos ambientais.