Chico Araújo
Nossos três representantes na Copa do Nordeste venceram no final de semana.
Vitória e Juazeirense bateram Fortaleza e River e estão colados no G-4 dos seus grupos. O Bahia venceu o Maranhão e confirmou a melhor campanha da primeira fase da competição.
+++
Vamos começar com o Vitória, que precisava vencer fora de casa o Fortaleza e contar com tropeços dos adversários do Grupo A.
Bem, o Leão fez a sua parte, chegou a figurar na terceira colocação, mas os adversários também venceram seus jogos e o rubro-negro terminou a penúltima rodada na quinta colocação.
Com 11 pontos, vai precisar vencer o Treze da Paraíba, na quarta-feira e contar com tropeço de pelo menos um dos adversários: SPorte, que tem 14 pontos e vai receber a vista da Juazeirense; CRB, com 12 pontos, que recebe o Altos; Ceará, 12 pontos, que recebe o Itabaiana; e Botafogo da Paraíba, 12 pontos, que também joga em casa, justamente contra o Bahia.
Será que vai ter torcedor do rubro-negro torcendo pelo “triunfo” do tricolor.
Bem, no sábado o Vitória fez o mais difícil. Venceu o Fortaleza, vice-líder do Grupo B, dentro do Castelão e garantiu a sobrevida na competição. O tricolor cearense também precisava vencer para confirmar classificação e o embate foi bem disputado. O Leão da Barra foi para cima, e soube conter a carga do Leão do Pici. No contronto de felinos selvagens, o baiano se deu bem.
Aos 31 minuots do segundo tempo, o meia Pochettino levantou demais o braço num cruzamento para a área e tocou com a mão na bola. Pênalti, bem cobrado por Matheusinho.
O técnico Léo Condé chegou a considerar levar um time misto para a partida de quarta, contra o Treze, pensando no BaVi de domingo, mas o Leão precisa vencer para manter as chances de classificação na Copa do Nordeste
– Léo Condé – – “Conseguimos controlar, mas no fim do primeiro tempo a equipe cansou um pouco, o que é normal depois de um clássico. Voltamos bem no segundo tempo, e vimos que a gente poderia ganhar o jogo e explorar os lados do campo. Colocamos o Zé Hugo, usamos o Matheusinho pela esquerda e aproveitamos a chance de bola parada. O Lucas Arcanjo também foi importante no jogo, com duas boas defesas. Conseguimos criar mais algumas chances e conquistamos um resultado importante, contra uma equipe de Série A, em ascensão e bem treinada. Isso eleva nossa confiança e mostra que estamos no rumo certo”.
+++
E ontem, voltando a jogar na Arena Fonte Nova, o Bahia enfrentou um paredão chamado Moisés. O goleiro do Maranhão só faltou pegar sinal de wifi. Stupinan, Thaciano, Biel e Ademir tentaram de todas as formas, mas o único gol da partida saiu apenas na segunda etapa, marcado justamente por um zagueiro do tricolor maranhense, Pedro Gustavo, que tentou tirar um cruzamento de Ademir e mandou para as próprias redes.
Com o resultado, o Bahia chegou aos 18 pontos, dez à frente do segundo colocado o Fortaleza e terá vantagem de jogar dentro de casa nas quartas de final e nas demais fase, caso avance. Objetivo alcançado, o técnico Rogério Ceni deve descansar a equipe principal para o duelo de domingo, contra o Vitória, no Barradão, no jogo de ida da final do Baianão.
O técnico Rogério Ceni destacou o espírito vencedor da equipe
– Ceni – “- Avalio como extremamente positiva [a primeira fase]. É difícil estar sempre focado com tantas viagens, tantos jogos. Mas o espírito vencedor sempre esteve com os jogadores. Poderia ser mais fácil, mas é complicado manter a concentração sempre. Tivemos algumas mexidas hoje, os atletas vieram de um clássico, em que você perde muita energia, foco. Valorizo muito o que os jogadores fizeram até agora, claro que só tem valor se você for campeão. Mas eu fico feliz com o que foi feito de 6 de janeiro até agora”.
+++
E em Juazeiro, a Juazeirense mostrou que tá viva na competição e goleou o River, do Piauí, por 4×1. O cancão de fogo ficou na quinta colocação do grupo B e precisa contar com tropeços dentro do grupo para tentar chegar ao G-4. Mais complicado ainda: vai ter que vencer o Sport, líder do Grupo A, na Ilha do Retiro, com o leão pernambucano precisando do resultado para confirmar a classificação.
Na vitória diante do River, Clebson, Zé Romário, Alexsandro e Wendell marcaram para o cancão. O gols de Alexsandro foi o mais bonito, uma falta do círculo central, pegando de surpresa o goleiro piauiense.
+++
Amanhã tem Seleção Brasileira em campo para o segundo amistoso sob o comando do técnico Dorival Junior. Na sexta, 1×0 diante da Inglaterra, dentro do histórico estádio de Wembley, com gol do ainda adolescente Endrick, 17 anos.
Amanhã, o adversário também é de alto nível. A Espanha, em Madri.
+++
E no domingo, para tudo, tem o jogo de ida da final do Baianão. Vitória x Bahia, no Barradão. Jogo que terá transmissão exclusiva da TVE.