A Copa Embasa de Natação acontece neste sábado com a participação de 300 atletas. A programação será dividida em dois turnos: pela manhã, competem os atletas das categorias Mirim e Petiz, com idades entre 7 e 12 anos. À tarde, será a vez dos atletas da categoria Infantil, a partir dos 13 anos.
Dentro d’água, os principais atletas da Bahia disputarão mais uma oportunidade para obterem índice para os Campeonatos Brasileiros de Verão de suas categorias. Além disso, esta será a última competição antes do Troféu Norte-Nordeste, que ocorrerá este ano em Manaus, no Amazonas.
“A competição é muito importante, pois estamos no segundo semestre e os resultados principais do ano começam a aparecer agora. Vamos ficar atentos, principalmente, a uma nova geração que está surgindo”, destacou Diego Albuquerque, presidente da FBDA,
O evento, patrocinado pela Embasa – empresa responsável pelo serviço de água e esgoto na Bahia – que apoia a Federação Baiana de Desportos Aquáticos e alguns atletas da natação, contará também com a participação festiva de funcionários da Embasa. Eles competirão em uma prova lúdica de 50 metros livre, exclusivamente para funcionários e colaboradores da empresa.
Seletiva Escolar
Na mesma competição, no turno da tarde, acontecerão os Jogos Escolares da Bahia, que serão realizados em paralelo à Copa Embasa. A competição servirá para selecionar os atletas da faixa etária de 15 a 17 anos que disputarão os Jogos da Juventude, que ocorrerão este ano em Recife. Os Jogos Escolares contam com categorias de 12 a 17 anos, divididas em dois grupos: 12 a 14 e 15 a 17 anos.
“Já fizemos a seleção para os Jogos Escolares Brasileiros na faixa etária de 12 a 14 anos, com base em critérios técnicos. Esta competição será a última tentativa para os atletas da faixa de 15 a 17 anos garantirem sua vaga”, afirmou Diego.
“Para nós, é muito importante que o desporto escolar esteja junto à nossa federação. Afinal, temos a responsabilidade de levar o melhor da natação do nosso estado para todo o Brasil”, concluiu Diego.
A competição é realizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), do governo do estado e da Federação Baiana de Desporto Escolar.
A competição começa às 7h30 da manhã, e o turno da tarde inicia às 14h30, com entrada gratuita. A FBDA transmitirá as provas ao vivo pelo seu canal no YouTube, @TVFBDA.