A vitória do Grêmio na noite de quarta (22) sobre o Lanús por 1 a 0, no Olímpico, deixou o time gaúcho a apenas um empate do título da Libertadores. Se obtiver sucesso na quarta-feira que vem na Argentina, o Tricolor garantirá pelo menos oito clubes brasileiros na competição continental em 2018. Esse número pode chegar a nove se o Flamengo conquistar a Copa Sul-Americana – joga na noite desta quinta (23), contra o Junior Barranquilla, no Maracanã, na primeira partida da semifinal. O Bahia ocupa atualmente a 10ª posição, com 3 pontos a menos que o 7º colocado, o Botafogo, e 1 a menos que o 9º, o Vasco.
Na hipótese de êxito dos dois brasileiros, as vagas seriam estendidas até o nono colocado do Brasileiro. Isso significa dizer que outros oito clubes ainda estariam com chances reais de participar da próxima Libertadores – Botafogo, Atlético-MG, Vasco, Bahia, Atlético-PR , Chapecoense, São Paulo e Fluminense.
O Grêmio, mesmo que fique com o vice no confronto com o Lanús, já assegurou presença na fase de grupos em 2018 em razão de sua posição na tabela do Brasileiro. Mesma situação de Corinthians e Palmeiras, e Cruzeiro – este por ter vencido a Copa do Brasil.
O Santos, no mínimo, estará na fase preliminar. Basta, porém, conseguir um ponto nas duas rodadas finais do Brasileiro para se juntar à primeira turma, acima.
Já o Flamengo necessita do título sul-americano para ingressar na fase de grupos ou então de três resultados no campeonato nacional para superar o Santos – vencer o próprio time santista na 37ª rodada, no Rio, e, por fim, derrotar o Vitória, em Salvador, e torcer para que o Santos perca para o Avaí na Vila Belmiro. Se não conseguir nem uma coisa nem outra, vai tentar se garantir na fase preliminar da Libertadores.
Resumindo, se tudo der certo para a dupla Grêmio e Flamengo nos confrontos com Lanús e Junio Barranquilla, a Libertadores de 2018 terá um recorde de times brasileiros: nove – sete deles na fase de grupos e somente dois na fase preliminar.