A Prefeitura de Lauro de Freitas deu o pontapé inicial e nesta quinta-feira (06) lançou a campanha de conscientização de combate ao tráfico de pessoas, por meio da Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR) e do Núcleo Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP). Ações de conscientização serão realizadas em diversos bairros da cidade até o dia 31 de julho. O Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é comemorado dia 30 deste mês.
De acordo com o coordenador do NETP, Gláucio Morais, a iniciativa, que também tem parceria com os governos Estadual e Federal, visa conscientizar os munícipes sobre o crime de tráfico de pessoas. “Nossa luta é por conscientização. Através da prefeitura temos esse espaço onde realizamos atendimentos de trabalho análogo à escravidão, contrabando de imigrantes, entre outros. Então, é uma campanha muito importante para nossa cidade”, disse.
O NETP Lauro de Freitas é o primeiro do Brasil. Segundo Gláucio, o município sai na frente nessa luta. “Essa campanha é a primeira do Núcleo Municipal em Lauro de Freitas, o que faz com que o município seja uma referência em todo Brasil. E com muito orgulho iniciamos hoje nossa 1ª campanha, que vai até o dia 31, com atividades em todo o município”, completou.
O espaço, localizado no Shopping Passeio Norte, no L1, sala 45, conta com os serviços de assistência social e jurídico, psicologia, reunião e coordenação. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. O cidadão também tem as opções de contato através do Disque Denúncia (100 ou 180) ou pelo WhatsApp do NETP: (71) 9 9231-1001.
Texto – Neison Cerqueira
Foto – Rafa Magno