Cuidado social e controle dos gastos públicos são o segredo do sucesso da gestão em âmbito nacional, entende o chefe da Alba.
Para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), é o compromisso do governador Rui Costa (PT) com a melhoria na qualidade de vida da população a razão principal de o estado voltar a figurar na segunda colocação entre as 27 federações do país em valores de investimentos públicos em termos absolutos.
Levantamento divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo aponta que a Bahia destinou, em 2017, para obras e ações que beneficiam diretamente a população, recursos da ordem de R$ 2,48 bilhões. São Paulo foi o primeiro com R$ 8,81 bilhões. Em 2016, a maior economia do Brasil e a Bahia também lideraram o ranking nacional.
O chefe do Legislativo estadual entende que a combinação de preocupação social e controle dos gastos públicos têm sido o segredo para esta revolução que vem se fazendo na saúde em todo o Estado, com a construção de hospitais e policlínicas, os corredores estruturantes na capital – que tanto tem desafogado o trânsito -, o cuidado com as estradas, com as escolas e os investimentos significativos na segurança pública.
Coronel salienta que este modelo de gestão adotado pelo governador baiano, ganhando destaque nacional pelo segundo ano consecutivo, como revela o estudo, dá maior tranquilidade aos chefes dos demais poderes, dos órgãos públicos, ao conjunto dos servidores e a toda população.
“Dentro de um contexto de grande peso da retração econômica enfrentada pelos demais Estados nos últimos exercícios, com muitas federações vivendo sérias dificuldades e atrasando salários, é tranquilizador para todos saber que a Bahia continua investindo bem em sua gente e na infraestrutura estadual”, comentou o presidente da Alba.