Deslocados para combater um incêndio na área de preservação ambiental da Bacia do Rio de Janeiro, no município de Luís Eduardo Magalhães – distante 962 quilômetros de Salvador – integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia encontraram dois focos às margens do Rio das Pedras e conseguiram evitar o avanço das chamas, isolando o terreno, através da construção de aceiros
Segundo explicou o capitão BM Márcio Jansem, coordenador da ação, os bombeiros especializados em redução e combate a incêndios florestais e as guarnições do 17º Corpo de Bombeiros Militar de Barreiras contam com o apoio de duas aeronaves modelo Airtractor, responsável por 27 lançamentos de água.
Jansem ressaltou que o objetivo é finalizar esta missão ainda nesta quarta-feira (18) e esclareceu que o primeiro foco da reserva ambiental já está praticamente controlado. “Amanhã (19), seguiremos para uma outra área do parque, mais a oeste, onde o fogo ainda está resistindo”, observou.
Esta demanda faz parte do programa ‘Bahia sem Fogo’, do Governo do Estado, que tem por objetivo coordenar ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de preservação em todo território baiano.
SSP