Realização do XIV Cortejo Poético Dia da Poesia, na cidade do Salvador, dia 14 de março, em homenagem ao Dia da Poesia e 170º aniversário do poeta Castro Alves. O cortejo, que acontece desde 2004, é organizado pela Biblioteca Prometeu Itinerante, pelo Coletivo Poesia. O evento conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, órgão de cultura da prefeitura da cidade do Salvador.
Como acontece todo os anos, o Cortejo poético performático terá inicio na Praça da Piedade às 09h, com os participantes (poetas, cordelistas, atrizes, arte-educadores), acompanhados de estudantes da rede pública (municipal e estadual) de ensino, seguindo pela Avenida Sete de Setembro – empunhando estandartes poéticos, recitando poemas e distribuindo folhetins literários – em direção à Praça Castro Alves, onde se encontra a estátua do poeta maior.
Alguns dos participantes estarão caracterizados de importantes personalidades da literatura baiana: Marcos Peralta representa o poeta Castro Alves, Edilson Dias, o cordelista Cuíca de Santo Amaro, e Douglas de Almeida, o poeta Gregório de Mattos.
O cortejo chegando à Praça Castro Alves, acontece uma Grande Roda de Poesias e uma performance por diversos grupos com o poema O Livro e a América… e exatamente às 10 horas, horário de nascimento de Castro Alves, é posta uma mesa com um bolo de 170 centímetros, representando os 170 anos do poeta, e entoado o tradicional Parabéns pra você. O bolo, cortado pelo poeta Marcos Peralta (Castro Alves) é distribuído com o público presente e o recital continua até o final da manhã.
Este ano, o Cortejo irá funcionar como uma continuidade do desfile do bloco lítero-carnavalesco O Boca de Brasa, que no carnaval, homenageou o Tropicalismo nos seus cinquenta anos de criação. No cortejo, vários artistas estarão caracterizados de poetas do Tropicalismo, além de artistas de outros movimentos como o Cinema Novo. Maycon Jhossys (Caetano Veloso), Ìsis Is Is (Gal Costa), Paulo David (José Carlos Capinan), Tiago Oliveira (Torquato Neto)… e Mauro Júnior (Glauber Rocha).
Entre os integrantes, o Movimento Exploesia, da SUP – Sociedade Unificada de Professores, estudantes da Escola Municipal Cosme de Farias, da Biblioteca Comunitária Castro Alves, da Biblioteca Infanto-juvenil Betty Coelho… e do Colégio Estadual Ypiranga (sediado em um solar onde o poeta Castro Alves faleceu a 6 de julho de 1871, que participa com alunos, professores e sua fanfarra.
XIV CORTEJO POÉTICO-PERFORMÁTICO DIA DA POESIA
Dia 14 de março (terça-feira) das 9 às 11 horas
Recital de poemas e distribuição de folhetins literários
Trajeto: Praça da Piedade à Praça Castro Alves
Acesso livre