Minitrios elétricos montados em carrinhos de cafezinho, cortejo político, músicos aglomerados em estruturas circenses, blocos carnavalescos em versões reduzidas e agrupamentos formados por representantes de associações de bairro. Essa variedade forma a lista de 50 entidades cadastradas junto à Empresa Salvador Turismo (Saltur) para integrar o desfile que percorrerá oito quilômetros entre a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim, nesta quinta-feira (11).
Com cerca de mil integrantes, o bloco afro Muzenza inicia seu desfile por volta das 9h. Trajando camisetas brancas, a entidade abre mão do tom tricolor de suas cores tradicionais – preto, amarelo e verde – para homenagear Senhor do Bonfim. Com 36 anos de história, o Muzenza terá no desfile 50 músicos, entre cantores e instrumentistas, e 40 dançarinos.
“No início da festa fica fácil identificar o Muzenza, seja pela organização ou pelos detalhes das cores mesmo na camiseta branca. Mas, no fim da festa, com tanta gente que vai se incorporando ao nosso cortejo, se torna impossível saber quem iniciou a caminhada com o bloco de quem foi chegando aos poucos”, explica o presidente da entidade, Jorge Santos.
O número de inscritos para a tradicional lavagem superou o quantitativo de 2017, quando 36 grupos participaram da festa. As entidades inscritas integrarão a caminhada profano-religiosa que antecede a cerimônia litúrgica e a tradicional lavagem das escadarias da basílica.
Regras – Só serão permitidos carros de som do tipo Kombi e pequenas caminhonetes que emitam até 110 decibéis durante as apresentações. É proibida a participação de trios e minitrios. O local de concentração e de partida das entidades participantes da festa é na Avenida Contorno – na altura do restaurante Amado –, mediante a apresentação do comprovante de inscrição.
A saída será por ordem de chegada, logo após o cortejo oficial, às 9h, tendo como limite o horário de 15h. Após o cortejo, os carros inscritos não poderão permanecer em qualquer local do circuito, ficando sujeitos à reboque e multa. O desfile conta com o apoio da Saltur e tem como patrocinador oficial a cerveja Skol.
Ao longo do percurso, agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) farão varreduras coibir publicidade não autorizada durante os festejos, venda de bebidas em garrafas de vidro, alimentos em espetos ou a utilização de armas brancas para manipulação dos mesmos, além da ocupação irregular de calçadas e marquises.
Participam da festa blocos como o Rixô Elétrico, Galera do Davi, Mãe Nalva Com Família e Fé, Jegue Trançado, Peixinho Elétrico, Bonfim Diet, Bloco los Patifes, Balaio de Gato, Fala Meu Loro, Muzenza, Okanbi e Ilê Ayiê.
Confira a lista completa de entidades participantes:
1 – Bloco Saco Cheio
2 – Associação Cultural Amigos de Sussuarana
3 – Galera do Davi
4 – Peixinho Elétrico
5 – Viola de Doze
6 – Sinpojud
7 – LBV
8 – Viola de Doze
9 – Bloco Balaio de Gato
10 – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
11 – Rixô Elétrico
12 – Assufba
13 – Okanbi
14 – Mãe Nalva Com Família e Fé
15 – Bloco Trio Malassombrado
16 – Rabeta/DJ Sandro
17 – Bonfim Diet
18 – ADPEB (Associação dos Delegados da Polícia do Estado da Bahia)
19 – Lavagem Cerebral
20 – APLB
21 – Bloco Afro Muzenza
22 – Brahama Kumaris
23 – Jegue Trançado
24 – Keep Walking Bonfim
25 – Bloco Fala Meu Louro
26 – APUB (Sindicato dos professores das Instituições Federais de Ensino da Bahia)
27 – Carro de Café
28 – Denny’s Hot Dog
29 – Sindicato dos Trabalhadores em Estética e Administração da UFBA
30 – Carro de Palha
31 – Bahiatursa
32 – Ilê Aiyê
33 – DJ Márcio
34 – Bloco los Patifes
35 – Charanga da Paixão
36 – Banda do Mestre Memeu
37 – DJ Paulo
38 – Fernando Soares
39 – Grupo Cultural Furacão Junino
40 – Viola Vadia
41 – Chamego Afro
42 – DJ Sandro Eventos
43 – Big Bloco do Gueto
44 – J’Rão Caminhada do Telão
45 – Bofft Doce da Golmeia
46 – Mariposa de Roma
47 – Pagode da Mulher Solteira
48 – Associação dos Produtores do Município
49 – Esporte Clube Vitória
50 – Banda Rio Vermelho