Um grande cortejo multicultural, reunindo lideranças e agentes comunitários de todo o país, será realizado neste sábado, dia 06/07, a partir das 15 horas, pelas ruas do Rio Vermelho, para celebrar os 20 anos de criação da iniciativa de base comunitária mais importante do país: a política nacional da Cultura Viva. O cortejo partirá da Casa de Yemanjá, na Colônia dos Pescadores, em direção à Casa Rosa, na Praça Cristovão Colombo, onde acontecerá a cerimônia de celebração presidida pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, que também participará do cortejo juntamente com outros integrantes do Ministério da Cultura.
O ato de celebração da política Cultura Viva é o ponto alto do evento que vem acontecendo em Salvador com o objetivo de formação e debate sobre a aplicabilidade da lei federal Cultura Viva, que se traduz em pontos e pontões de cultura espalhados pelo país. Durante quatro dias, representantes de diversos territórios culturais, agentes de universidades e prefeituras e mestres e mestras da Cultura fizeram intercâmbio, tiraram dúvidas e ampliaram sua formação para atuar em prol da diversidade cultural nas diferentes regiões do Brasil.
Integra ainda a programação de encerramento do Encontro Cultura Viva 20 Anos, na tarde deste sábado (06/07), a apresentação artística de diversos grupos e entidades presentes em Salvador e um show especial da cantora baiana Márcia Castro.
Programação de hoje
A programação do dia 5, sexta-feira, foi iniciada com uma apresentação de “Tambores e Maracás”, da mestra indígena Nádia Tupinambá. Em seguida, houve uma mesa de debates a partir do eixo “Reflexão”, que tratou das políticas de base comunitária na cultura. A mesa contou com a mediação de Leandro Anton (SCDC/MinC), reunindo convidados como Alexandre Santini (FCRB/MinC), Ana María Elosua (Ibercultura Viva – Chile), Deborah Rebello Lima (Consórcio Universitário/UFPR), Wertemberg Nunes (CNPdC).
Às 14 horas desse mesmo dia 5 foi abordado o eixo “Futuro”, que analisou as potencialidades e desafios da PNCV em face dos atuais marcos legais e institucionais da cultura. A mediação ficou a cargo de Luiz Augusto Rodrigues (Consórcio Universitário/UFF), com participação de Alice Monteiro Lima (CNPdC), Bruno Monteiro (Fórum dos Secretários Estaduais), Fernando Guerreiro (Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados), Jandira Feghali (Deputada Federal PCdoB RJ), Márcia Rollemberg (SCDC/MinC)
Entre 17h30 e 18h30, aconteceu uma reunião do MinC com gestores públicos do Cultura Viva, Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e Universidades e Pontões de Cultura para elaboração da Carta do Encontro Cultura Viva 20 anos. A programação deste dia foi encerrada com uma apresentação do mestre Aderbal Ashogun, da Charanga Cultura Viva, com mestre Davy Alexandrinsky, e dos Tambores do Tocantins, com mestres Marcio Bello e Dorivan.