Chico Araújo*
O Hotel Sol Grand Premium, completamente renovado, já encontra-se em pleno funcionamento no complexo hoteleiro Costa do Sauípe Resorts (86 km de Salvador). A unidade foi elevada à categoria Grand Premium, voltada a clientes que buscam experiências e serviços completos e diferenciados. A apresentação do empreendimento e também do futuro Parque Aquático foi feita durante o Aviva Day, com a participação da imprensa especializada e do trade turístico. O evento contou ainda com apresentação intimista do cantor Saulo Fernandes, com direito aos maiores hits do Carnaval Baiano.
O Grupo Aviva, que inclui ainda o complexo Rio Quente Resort, localizado no cerrado de Goiás, é uma plataforma de viagens e entretenimento que reúne um total de 12 hotéis, com 2,6 mil apartamentos. O empreendimento conta com 34 mil famílias associadas e teve um faturamento de R$ 1,3 bilhão em 2024, segundo o CEO Alessandro Cunha.
Segundo ele, o grupo teve um crescimento de 7% em 2024, com investimentos de R$ 980 milhões no Rio Quente e R$ 402 milhões em Costa do Sauípe. “Nossos empreendimentos apresentam um nível de satisfação de 95,7%, com uma ocupação média de 72%, tendo realizado um total de 212 eventos em 2024”. Alessandro revelou ainda que a previsão de investimento do grupo até 2028 é de R$ 480 milhões para a unidade baiana, destes, R$ 350 milhões para o Hot Park e mais R$ 420 milhões para Rio Quente.
Paulo Schneider, Diretor de Operações da Aviva, falou sobre novos projetos e a retomada de eventos históricos, como um torneio internacional de Tênis, lembrando que o complexo em Sauípe, que iniciou as operação no início dos anos 2000, abrigou edições do Brasil Open de Tênis, onde passaram atletas renomados como Guga (campeão em duas oportunidades) e Fernando Meligeni.
O evento Avida Day contou ainda com um depoimento da promotora de eventos baiana, Lícia Fábio, que falou da sua relação com o projeto. “Teve um episódio em que flagrei uma baiana fazendo acarajé com massa de cuscuz. Abordei a direção e disse que na Bahia tem que fazer como os baianos e eles imediatamente atenderam. Isso é importante. Essa retomada nos investimentos é muito importante para a Bahia”. Entre os investimentos futuros constam o “retrofit” do Hotel Mar, uma central de produção de refeições, a primeira e segunda fases fase de retrofit do Hotel Terra e a construção do Hot Park.
O perfil do frequentador de Costa do Sauípe, segundo Alessandro Cunha, é um público A/B, para casais e famílias e tendo como ponto alto o conforto e a segurança dos resortes com all inclusive (uma mudança no projeto original que reunia hotéis de bandeiras diferentes e com formatos diversos). “Nosso público é 5% internacional, 20% regional, com maioria nacional”.
O movimento para o público de alto padrão também inclui o lançamento do InCanto Residence Club, previsto para 2029, que introduzirá o modelo de High End Timeshare em apartamentos que acomodam de 4 a 8 pessoas, combinando o conforto de uma residência com serviços de resort e oferecendo flexibilidade inédita no mercado brasileiro de Timeshare para personalização da experiência.
Sol Grand Premium
O renovado Sol Grand Premium conta com 256 suítes e combina design sofisticado inspirado no estilo clássico e provençal com elementos contemporâneos, com paleta de cores em tons de branco, amarelo e cinza, harmonizadas com texturas naturais de madeira e pedras nobres.
As acomodações variam de suítes standard à presidencial, proporcionando um refúgio de tranquilidade emoldurando o cenário natural da Bahia. Além de quatro piscinas, oito salas de eventos, sala de jogos e ambientes tematizados para crianças – brinquedoteca, fraldário e Copa do Bebê –, o hotel contará, ainda em 2025, com suítes temáticas da Turminha da Zooeira, personagens animados que educam e divertem crianças e adultos usando uma metodologia que potencializa o aprendizado por meio do entretenimento, para oferecer experiências inclusivas para todas as idades.
Segundo o gerente Geral de Gastronomia da Aviva, Rodolfo Vieira, a experiência gastronômica também foi elevada, com destaque para os restaurantes Tempero, que oferece buffets completos, jantares temáticos com ilhas gastronômicas e experiências de Cozinha Show, e Tabuleiro, na área da piscina, especializado em gastronomia que engloba a essência verdadeiramente baiana e com ilhas de serviço e uma estação de grab and go.
O Lobby Bar, com drinks assinados por mixologistas em parceria com APTK, e uma nova cafeteria complementam as opções. A experiência personalizada inclui serviço de garçom nas espreguiçadeiras e programação diária de lazer.
Este é o segundo hotel da categoria Grand Premium no resort, ao lado do premiado Brisa Grand Premium, reconhecido pelo Tripadvisor como um dos 1% melhores hotéis do mundo na categoria “Best of the Best” em seu ranking de 2024.
Parque Aquático
O hotel e o futuro parque aquático integram o projeto de renovação da Costa do Sauípe, iniciado com a transformação do Brisa Grand Premium. Até 2028, outros dois hotéis, Ala Mar e Ala Terra, terão passado por retrofits completos, e novas atrações serão inauguradas, como um clube social à beira do lago, quadras de tênis revitalizadas para receber torneios de nível ATP – ainda em 2025 – e a Central de Produção e Distribuição de Alimentos, que vai abastecer resort e parque. O movimento para o público de alto padrão também inclui o lançamento do InCanto Residence Club, previsto para 2029, que introduzirá o modelo de High End Timeshare em apartamentos que acomodam de 4 a 8 pessoas, combinando o conforto de uma residência com serviços de resort e oferecendo flexibilidade inédita no mercado brasileiro de Timeshare para personalização da experiência.
O Hot Park na Costa do Sauípe será o primeiro parque aquático de grande porte da Bahia, com inauguração prevista para 2027 e investimento de R$ 350 milhões. Ele terá a temática Baía das Tartarugas e ocupará 100 mil m² com mais de 20 atrações – algumas inéditas no Brasil – divididas em cinco lands, conduzidas pela jornada da tartaruga Marina, da Turminha da Zooeira, e pelo ciclo das tartarugas-marinhas, que tem em Sauípe um de seus principais pontos de desova no país. Com expectativa de atrair 1,2 milhão de visitantes por ano, o parque já lançou o Passaporte Hot Park Série Limitada, que oferece acesso ilimitado por 15 anos e benefícios diferenciados.
*Com informações da assessoria