As vendas de veículos na internet cresceram 20% no segundo semestre do ano passado, na comparação com primeiro semestre de 2020, durante a Pandemia, de acordo com uma pesquisa divulgada pela OLX, uma das maiores plataformas de e-commerce do país.
O levantamento, divulgado pelo jornal Extra, aponta que 16% dos usuários do site que estavam interessados em um novo veículo tinham como objetivo trabalhar com serviços de entrega e aplicativos de transporte.
Segundo especialistas, a procura pela compra de veículos para trabalho está relacionada com os maiores índices de desemprego e a ampliação do mercado autônomo de transportes como válvula de escape para quem precisa recompor a renda familiar.
Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apontam que 2021 começou com queda na venda de veículos no Brasil. A comercialização de automóveis leves caiu 11,7%, na comparação entre janeiro de 2020 e o mesmo mês deste ano. Com relação a dezembro do ano passado, a queda registrada é de 30,17%.
Para Caitano Marcatto, especialista em logística de veículos, mesmo com a Pandemia, os números do setor poderiam ser melhores, a queda no índice de vendas de carros, motos e utilitários pela internet poderia ser ainda maior, mas ainda há muita insegurança por parte dos usuários.
Ele destaca que “nem todas as vendas de usados em plataformas como o OLX e Mercado Livre acabam sendo concretizadas por causa do receio dos compradores com relação à garantia de entrega e qualidade do produto”.
Diferente do que acontece com outros itens comercializados nas plataformas de e-commerce, os sites não acompanham até o fim a venda de veículos, bens de grande valor agregado, e apenas apresentam os produtos como vitrines virtuais, só viabilizando contato entre comprador e vendedor, deixando o fechamento do negócio sob responsabilidade das partes.
O professor universitário Marcos Melo passou por essa situação. Na busca por um modelo específico, percebeu ter sido alvo de inúmeras ofertas fraudulentas e, na dúvida, preferiu “abrir mão de propostas de fora de Salvador”. Ele achou um carro dentro do perfil desejado em um bairro próximo de casa e optou por inspecionar o veículo pessoalmente, antes de fechar negócio.
Já o empresário Claudio Urpia enfrentou várias situações de tentativas de fraude antes de conseguir comercializar o carro por uma das plataformas, em Brasília. Segundo ele, após inúmeras tentativas, “foi melhor vender o veículo abaixo do que valia para acelerar o processo”. Ele até desistiu de comprar o novo carro pela internet, justamente para não experimentar os mesmos riscos que presenciou na venda do anterior.
Caitano Marcatto é CEO da EVO!, uma startup voltada para a transporte de veículos. Ele defende que mais pessoas podem passar a ter segurança para comprar carros, motos e utilitários pela internet com a oferta de um serviço de entrega transparente, que disponibiliza o acesso a um valor de frete mais em conta, que permite o rastreamento do bem até o destino final e garante a segurança da chegada do produto. Para atender essa necessidade do mercado a EVO! desenvolveu o Car Delivery.
Marcatto acredita que “a aplicação do Car Delivery no fluxo de compras das grandes plataformas de vendas de carros pode favorecer o comércio de veículos no mundo virtual. Com uma estratégia bem montada, seguindo uma cadeia operacional, o pagamento da transação feito pelo comprador ficaria congelado, como uma caução, e só seria efetivado após o fim do processo de entrega do bem”, afirma.
O Car Delivery já está disponível em todos os estados do país, por meio do endereço www.transportedeveiculos.com.br e pode ser contratado de forma avulsa por qualquer usuário.
Com um pequeno investimento a mais e um pouco mais de tempo no processo de entrega, o Car Delivery também pode agregar um serviço de laudo cautelar que garante ao comprador uma apuração ainda mais criteriosa do veículo, gerando ainda mais satisfação e confiabilidade ao processo de compra e venda de carros, motos e utilitários na internet.
A EVO! assinará contrato em breve com uma das maiores empresas de vendas de seminovos do país, mas prefere manter o nome da nova parceira em sigilo até que a transação seja concluída e a operação iniciada. De acordo com a diretoria da companhia, a operação deverá estabelecer um novo padrão para o comércio de veículos na internet e pode passar a ser a ferramenta mais acessada por usuários que buscam por segurança neste tipo de negócio on-line.