A ascensão das mulheres em cargos de liderança está redefinindo a perspectiva no mundo corporativo, e na rede de concessionárias Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) não é diferente. Essas profissionais talentosas, que muitas vezes começaram suas trajetórias em posições operacionais, hoje ocupam papéis de destaque, trazendo uma visão estratégica que tem garantido o sucesso de vendas e o crescimento das concessionárias. Um exemplo que vem da Bahia é o da CEO da Bravo Caminhões e Ônibus, Alessandra Lobo.
Alessandra iniciou sua jornada na empresa em 2010, ocupando o cargo de Controller. Um ano depois, passou para gerente Administrativa Financeira e, em 2017, foi convidada a assumir o posto de CEO e, assim, liderar toda a organização do Grupo Bravo Caminhões e Ônibus, que conta atualmente com nove filiais.
“[Na Bravo Caminhões e Ônibus], acreditamos que a diversidade é a chave para a inovação e o crescimento. A presença de mulheres em cargos de liderança tem sido fundamental para trazer um panorama diferenciado, impulsionando, inclusive, os bons resultados em todas as áreas da empresa. Essas líderes trazem consigo novas perspectivas e abordagens, fortalecendo nossa capacidade de enfrentar desafios e nos destacar no mercado,” afirma Alessandra Lobo.
Ainda de acordo com ela, “as mulheres na VWCO estão liderando transformações significativas, com uma abordagem inclusiva e focada no desenvolvimento de equipes, comprovando que a força feminina é essencial para o futuro do mercado”. Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), ainda que as mulheres representem pouco mais da metade da população brasileira, com 51,5%, a taxa de participação delas no mercado de trabalho é de 53,3%, enquanto a dos homens é de 73,2%. Em um setor tradicionalmente dominado por homens, elas conquistaram espaço por mérito e provaram que a diversidade nas equipes é um dos pilares para resultados surpreendentes.