Crianças de 5 a 11 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas unidades de ensino onde estão matriculadas, nesta sexta-feira (18). A ação, realizada em parceria entre as secretarias da Educação (Smed) e da Saúde (SMS), foi iniciada na Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, no bairro homônimo, e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mário Altenfelder, no Lobato.
Na Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, a adesão dos pais à vacina foi grande, o que gerou um movimento intenso no local durante todo o dia. A unidade de ensino atende 923 alunos, nos turnos diurno e noturno. São contemplados na escola alunos desde o 1º ano até o 5º ano do Ensino Fundamental, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite.
Jurlene Santos trouxe o filho Pedro Gutemberg Ferreira, de 9 anos, para receber a primeira dose do imunizante. Ela celebrou a facilidade para proteger a saúde do filho e declarou ser muito importante a ação de vacinar as crianças.
“Eu estava ansiosa para chegar a vez dele e ele estava com um pouco de receio. Mas, conversando, Pedro entendeu que era importante, principalmente porque ele tem asma. Essa vacinação na escola é muito positiva, porque a gente não precisa se deslocar para longe ou outro bairro para vacinar nossos filhos. Estou muito feliz”, contou.
Tiago Dutra Nascimento, 6 anos, chegou entusiasmado para receber a vacina e chamou atenção pela tranquilidade. A mãe do pequeno, Rosana de Jesus Dutra, disse contou que explicou para ele a importância de se imunizar, de forma lúdica, e que ficou surpresa com a postura do filho.
“Ele se vacinou como gente grande. Acredito que todos os pais devem trazer seus filhos para se imunizar. Além de proteger as crianças, a gente protege também toda a família. Com o avanço da vacinação, ainda mais agora incluindo os pequenos, ficamos menos preocupados com a doença”, afirmou.
Segurança – Para a diretora da unidade, Jurema Macedo, com a vacinação infantil não apenas a comunidade escolar ganha, mas todo o bairro fica mais fortalecido para combater o coronavírus. Ela contou que se surpreendeu com a quantidade de pais que autorizaram a imunização dos pequenos e que foram até a unidade escolar acompanhar o processo.
“É muito positivo porque parte deles trabalha de segunda a sábado e não têm a possibilidade de levar o filho até o posto de saúde durante a semana. Já na escola temos uma certa flexibilidade, o que facilitou bastante para muitas famílias. A vacina protege as crianças, os professores começam a se sentir mais seguros, e isso dá uma tranquilidade maior para todos”, detalhou.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que podem ser consultados através do portal www. vacinometro. saude. salvador. ba. gov. br, foram vacinados hoje com a primeira dose na capital 3.205 crianças e adolescentes com idade entre 5 a 17 anos.
Fotos: Otávio Santos/Secom