Os alunos da escola Tia Lucia, em Lauro de Freitas, fazem na próxima quarta-feira, 24 de maio, uma viagem muito especial a Salvador. Participantes do programa Caminhos para a Cidadania, gerenciado pelo Instituto CCR, eles irão fazer parte do “Uma Quarta de FreePelô”, que realiza ações culturais e educativas com estudantes das redes pública e privada de ensino todas as quartas-feiras na Fundação Casa de Jorge Amado e no Teatro Sesc Senac Pelourinho. Ao todo, 92 alunos participam da visita monitorada.
As crianças e os educadores irão sair de Lauro de Freitas e pegarão o metrô na Estação Retiro, administrado pela CCR Metrô Bahia, com carros (vagões) reservados exclusivamente para a escola. Após o passeio de metrô, as crianças farão a visita à Fundação Casa de Jorge Amado, onde conhecerão a exposição permanente sobre a vida do escritor, acervo e fotografias, e depois vão para o Teatro Sesc Senac Pelourinho participar ativamente junto com os escritores Marcos Cajé e Yalle Tárique (que tem 10 anos de idade) na atividade “Vamos Escrever um Livro? Os primeiros passos na construção editorial para a literatura infanto-juvenil”.
Antes deste encontro e do bate-papo com Yalle Tárique e Marcos Cajé, os mediadores culturais do projeto “Uma Quarta de Free Pelô” visitaram a Escola Tia Lúcia para desenvolver atividades de arte educação. As atividades tiveram como base o livro “THEMBA”, de Marcos Cajé, e as crianças também prepararam uma homenagem cantada para o escritor Yalle Tárique.
O projeto – “Uma quarta de FreePelô”
O Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, e a Fundação Casa de Jorge Amado, em co-realização com o Sesc Bahia, são os promotores de “Uma quarta de FreePelô”, que além das ações formativas, e da visitação gratuita, disponibiliza uma van que faz o transporte dos participantes entre a Estação Campo da Pólvora de Metrô e o Pelourinho, no #BORADEMETRÔ para o Pelô. A iniciativa antecipa a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece em agosto e conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia.
As escolas e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita gratuitamente pelo site www.jorgeamado.org.br (formulário disponível na aba ‘Serviços’). Para quem for sozinho ou em grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita dura cerca de uma hora.
Sobre o escritor Marcos Cajé
Marcos Cajé é mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo. Pedagogo, é idealizador do termo literário Literatura AfroFantástica. Autor premiado internacionalmente, escreveu “Afrocontos: Ler e Ouvir para Transformar”, “Amali e sua História”, “Zula a Guerreira”, “Ara, o Menino Trovão”, “Akin o Rei de Igbo”, “Makori a Pequena Princesa”, “Igbo e as Princesas”, “Mestre Didi da Coleção Black Power”, “Themba, o Menino Rei” e “O Macaco e a Onça”. Tem vários artigos publicados em revistas acadêmicas, e em livros de coletâneas acadêmicas.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem oito anos de operação na Bahia. São 33km de extensão, duas linhas, 20 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.
Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado
Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.
Serviço
O quê: “Uma quarta de FreePelô”
Quando: sempre às quartas-feiras, das 10h às 18h.
Onde: Fundação Casa de Jorge Amado (Largo do Pelourinho).
Quanto: gratuito
Fotos Anderson Moreira