As crianças estão curtindo muito o São João do Centro Histórico. No Terreiro das Brincadeiras, montado no Terreiro de Jesus, elas se esbaldam brincando nas barracas de tiro ao alvo, de colocar rabo no burro, de pescaria e até na barraca do beijo, onde ganham uma tatuagem adesiva em forma de beijo. Mas o grande sucesso mesmo é o touro mecânico.
Apelidado pelo artista visual Julio Ferreira de “Cardiá”, por ser arisco como um cardeal numa plantação, o touro mecânico se mostrou um desafio para meninos e meninas. Rindo um bocado, Julio acompanhou as tentativas de montar sem cair de várias crianças, todas sem sucesso. David Yan, de 5 anos foi valente, mas não conseguiu segurar a queda quando o ritmo do balanço do touro aumentou.
Andrea Nogueira, de 9 anos também tentou, ouvindo a recomendação da torcida feita por mulheres que assistiam e queriam ver uma menina “domar” o touro. Ela foi bem, apertou forte as pernas contra a barriga do bicho e segurou a rédea. Mas a verdade é que é mesmo difícil se manter em cima do animal, mesmo que ele seja de mentira. O tombo é num enorme colchão inflável, então a experiência vale pela emoção.
Crianças em todos os cantos – Com o ambiente animado e seguro famílias inteiras aproveitaram a programação que tem música, comida e bebida em vários pontos do Centro Histórico. Ainda no Terreiro de Jesus os pequenos se integraram com os capoeiristas. No Largo do Pelourinho dançaram ao som do forró. Na Praça da Sé visitaram a feira de artesanato com os pais, como no caso de Mariana, Cristiano e Marina (4 anos), da família Lima.
Toda a programação pode ser conferida no site https://saojoaocentrohistorico.com.br/
O São João do Centro Histórico é realizado pelos empreendedores do Centro Histórico, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), com correalização do Sebrae, e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e também de apoios da iniciativa privada – AMVOX, Shopping da Bahia, Itaipava e Rede Bahia.