O bairro de Salvador com maior número de mortes causadas por tiroteios no ano de 2023, Tancredo Neves fica localizado na região do Cabula, e é um dos mais afetados pela falta de medidas mais efetivas das autoridades de segurança pública da capital baiana. Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, apenas no ano passado foram registradas 40 fatalidades e 12 feridos
A população do bairro, que possui aproximadamente 50 mil habitantes, convive constantemente com a insegurança e o medo, além da imprevisibilidade de como sua rotina será afetada pela criminalidade. É um fenômeno comum na região a pouca durabilidade de novos comércios e a falta de transporte público, que tende a não operar no bairro quando as ocorrências criminais possuem um caráter mais severo.
Até o mês de agosto de 2024, Tancredo Neves já havia ficado sem transporte em três ocasiões diferentes, todas ligadas a criminalidade, é o que aponta matéria do jornal Correio. Para Kleber, morador e dono de uma barbearia há 14 anos na região do bairro conhecida como “Macaco”, a situação tem se deteriorado ao longo dos anos.
“Piorou, né? Nunca foi bom, uma maravilha, mas depois da pandemia mesmo, tem vezes que parece um filme de terror. Bizarro. E a gente se sente inseguro pra trabalhar, a noite mesmo eu não fico mais até tarde. Antes era até nove, dez horas, agora escurece já estou fechando”, conta ele.
De tiroteios a perseguições, de chacinas até moradores sendo feitos reféns em suas próprias casas, a diversidade de crimes acaba por se tornar parte da rotina de quem vive e trabalha no bairro. “Pessoal já acostumou, você chega aqui oito horas da noite não encontra nada aberto” diz Kleber.
Já Geovania Santos, contadora e moradora do bairro há 25 anos, relata o medo ao se deslocar pelo bairro, “eu tenho medo de sair de manhã muito cedo ou a noite, obviamente”, diz ela. “É uma dificuldade para conseguir até um Uber né, porque o bairro já ficou mal falado. Ontem mesmo estava no mercado e nem mesmo o carreto queria vir para esses lados”.
Casos
Em um dos casos mais recentes, uma chacina deixou quatro mortos na madrugada do último dia 22, na Rua de Roma. Na ocasião, agentes da 23ª CIPM foram chamados para a ocorrência e ao chegar ao local encontram as quatro vitimas já sem sinais vitais.
Já em um dos mais repercutidos, durante o carnaval de 2023, a advogada Saadya Rosemberg, que retornava da festa em seu veículo, acompanhada de seu marido, teve seu carro alvejado por balas após tentar fugir de uma tentativa de assalto. Segundo matéria do G1, a advogada foi socorrida e levada à UPA do bairro, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Fontes:
https://bahia.ba/salvador/chacina-deixa-quatro-mortos-no-bairro-de-tancredo-neves/