Especialistas da Central Nacional Unimed alertam para o risco de consumir alimentos malconservados ou preparados sem as condições adequadas de higiene
O sol é um excelente aliado para ativar a vitamina D em nosso organismo, entretanto, no Verão os cuidados com a exposição à luz solar devem ser redobrados. Com a alimentação também. É preciso ter muita atenção ao comer em praças de alimentação de shows, em festas populares, camarotes ou espaços carnavalescos.
“É fundamental verificar a higiene do local, o estado de conservação, a validade dos alimentos, além de observar se a comida está sendo manipulada de forma adequada”, alerta Hemanuele Gouveia, nutricionista da Clínica Personal, da Central Nacional Unimed, em Salvador.
Esse cuidado pode evitar infecções intestinais e outros problemas de saúde. Apesar de muita gente ainda acreditar que é preciso comer comida pesada para ter energia nas festas populares e durante o Carnaval, o bom senso recomenda dar preferência a alimentos mais leves. “Não que seja proibido comer feijoada no Verão ou no Carnaval, mas é preciso ter cautela, porque esse não é um alimento de fácil digestão”, destaca a nutricionista.
Hemanuele Gouveia recomenda ainda o cuidado com o consumo de energéticos e bebidas alcóolicas. “Ficar muitas horas sem comer também não é recomendável, porque pode acarretar problemas gástricos, e a energia para aproveitar o Verão e as festas desta época do ano deve ser proveniente de uma alimentação saudável”, ensina.
Ter uma alimentação equilibrada ajuda a manter a saúde não apenas no Verão, mas em todas as estações do ano. “Dê preferência aos alimentos naturais e evite industrializados. Com uma alimentação balanceada, o bronzeado também pode ser mais fácil e durar mais tempo. Alimentos ricos em carotenoides, como cenoura, abóbora, batata doce, mamão, além de ajudar na saúde da pele e no bronzeado, também melhoram a imunidade.
Beber muita água
Para evitar a desidratação é importante manter um bom consumo de água. A quantidade ideal para cada pessoa é diferente, porém, beber de 2 a 3 litros de água por dia pode ser suficiente para hidratar o corpo. “Não substitua a água por bebidas alcoólicas, refrigerantes ou outros líquidos açucarados. Preste atenção em sintomas como dor de cabeça e boca seca, que podem indicar desidratação, alerta Hemanuele Gouveia.
Sobre a Central Nacional Unimed – A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.
Atualmente, o Sistema Unimed é líder no mercado nacional de planos de saúde, com 37% de market share, 17 milhões de beneficiários e presença em 84% do território nacional. São 4,6 mil municípios atendidos, 115 mil médicos cooperados e a 2ª maior rede hospitalar no país. Em 2018, as cooperativas Unimed geraram receita de R$ 63,1 bilhões com a operação de planos de saúde.