Com o objetivo de inserir a Bahia no roteiro dos eventos do mercado da música e fixar, no estado, um ciclo anual de debates panorâmicos sobre a área, difundindo conhecimentos para aperfeiçoar o gerenciamento de negócios e carreiras artísticas, a Semana da Música de Salvador (SMS) – Música, Mercado e Tecnologia acontece entre os dias 14 e 17 de março reunindo, na CAIXA Cultural Salvador, diversos profissionais da música. A programação é gratuita e o evento tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
Na quinta-feira (14), a sócia da Jangada (agência de marketing digital focado na indústria do entretenimento), coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas, da Music Rio Academy (escola de mercado do entretenimento do Vivo Rio) e colunista do Popline Biz Mundo da Música, Marina Mattoso, estreia a programação com a oficina “Marketing Digital na Música”, entre 09h30 e 11h. A seguir, a Head de Administração Global da Warner Chappell Music, Elisa Eisenlohr ministra o workshop “Monetização dos Direitos Autorais – Fluxo dos Royalties e Rendimentos dos Direitos Autorais”. Pela tarde, a partir das 14h30, o editor, fotógrafo e videomaker Gabriel Takeo assume a oficina “Sync e Mercado – Sincronização de Música em Audiovisual”. Às 16h, as diretoras Dandara Ferreira (“Meu Nome é Gal”) e Natália Dias (“Belchior – Apenas um Coração Selvagem”) batem um papo sobre filmes musicais. A agenda do dia será encerrada com uma performance do artista multimídia Vírus Carinhoso.
O segundo dia do evento (sexta-feira, 15) será aberto com o painel “Direitos Autorais — Por dentro do ECAD”, com a profissional que atua com Direitos Autorais, Música, Cinema e Sonorização Ambiental, Isabela Guimarães. A seguir, o compositor e presidente da União Brasileira de Compositores (UBC), Manno Góes, e a gerente da filial baiana da UBC, Márcia Bittencourt, estão à frente do bate-papo “Direitos e Autorais – do show ao plágio”. O painel “Apresentação do Relatório ‘Por Elas que Fazem Música — Participação Feminina na Indústria da Música a partir dos dados da UBC” abre a programação da tarde, às 14h30, com a head de comunicação da UBC, Mila Ventura, que recebe as participações das cantoras Alinne Rosa e Lívia Nery. Encerrando o segundo dia de evento, acontece entre 15h30 e 17h o painel especial “Semana da Música de Salvador convida Women’s Music Event — Mulheres na Indústria da Música”, com Claudia Assef, sócia da WME.
No sábado (16), o painel “Inteligência Artificial – Transformações e Impacto no Mercado da Música” recebe a criadora da empresa Música, Copyright e Tecnologia, que atua com divulgação de notícias sobre o mercado musical, Guta Braga, às 09h30. Entre 10h30 e 12h30 acontece o workshop “A Importância da Estratégia Digital para Músicos e Artistas”, com o coordenador de mídias sociais da TV Globo, Carlos Alberto Ferreira. “Jornalismo Cultural e Musical” é o bate-papo que abre a programação da tarde, às 14h30, com a repórter de cultura do jornal O Globo, Maria Fortuna, e a jornalista, pesquisadora musical e editora de conteúdo da Três Selos, Lorena Calábria. A programação do dia encerra com o painel “Internacionalização da Atual Música Popular Brasileira”, entre 16h e 17h30, também com a jornalista Lorena Calábria, que entrevista o músico Bruno Capinan.
O último dia do evento começa com o workshop “Planejamento de Carreira Artística”, com a empresária artística Anita Carvalho, entre 09h30 e 11h. A seguir, entre 11h e 12h30, Haloá Sousa, que atua no relacionamento com marcas na IDW Company, apresenta o case do Festival AFROPUNK, produzido no Brasil pela IDW. Entre 14h30 e 15h30 acontece o painel “Mapeamento das Vozes da Música Negra da Bahia”, com a integrante do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC), Ofir Souza, que atua como pesquisadora e produtora cultural com foco em acessibilidade. Entre 15h30 e 17h acontece a roda de conversa “Diversidade, Inclusão e Acessibilidade no Mercado da Música”, com as artistas CARU, Neila Kadhí e Filipe Catto e a cofounder do Pagode por Elas, Beatriz Almeida. Encerrando a programação da Semana da Música de Salvador, às 18h acontece o show Bruno Capinan Convida.
Idealizadora, curadora e gestora do projeto, Soraia Oliveira destaca que o evento também tem foco na capacitação do mercado. “Pretendemos contribuir para o fortalecimento da indústria da música e do mercado brasileiro, além de ser um ambiente para novos negócios e parcerias, como incremento da rede de contatos dos diversos profissionais que atuam no setor proporcionando oportunidades”, ressalta.
A Semana é um projeto das plataformas LajeLab e Rede Amo, com parceria institucional da UBC – União Brasileira dos Compositores e apoio institucional da Escola Música e Negócios e MCT – Música, Copyright e Tecnologia.
Serviço:
Semana da Música de Salvador – Música, Mercado e Tecnologia
Local: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro.
Data: 14, 15, 16 e 17 de março (quinta a domingo)
Ingressos: Na plataforma Sympla (disponível para retirada antecipada). Será permitida uma inscrição por pessoa.
Classificação indicativa: Livre
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal