Finalmente, um estudo chegou para provar aquilo que você já sabia intuitivamente: dar um tempo no Facebook pode melhorar sua saúde mental. A pesquisa foi publicada em novembro de 2016 noCyberpsychology, Behavior, and Social Networking e conclui que, após uma semana sem Facebook, as pessoas se sentem muito melhores.
Para chegara a essa conclusão, foi realizado um experimento com 1.095 participantes na Dinamarca. Eles foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo ficou uma semana sem acessar a rede social, enquanto o restante dos voluntários continou acessando o Facebook normalmente. Ao final do período de teste, suas reações foram comparadas.
“Demonstrou-se que tirar uma folga do Facebook tem um efeito positivo nas duas dimensões do bem-estar: nossa satisfação com a vida aumenta e nossas emoções se tornam mais positivas“, descreve a publicação.
Ainda segundo a pesquisa, que pode ser lida aqui, usuários muito ativos, aqueles que faziam uso da rede social de forma passiva (sem realizar muitas publicações, mas observando o conteúdo da rede com frequência), e pessoas que tendem a invejar as outras foram as mais beneficiadas ao se distanciar da tecnologia.
R7