O DayHORC e o Centro Cirúrgico HOBrasil, unidades baianas que integram o Opty, maior grupo de Oftalmologia da América Latina, ganharam o Selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19. Isso significa que o Einstein, referência internacional na área de saúde, avaliou e certificou as instalações e os processos de segurança e higiene dos estabelecimentos, que seguem rigorosamente os protocolos de prevenção, no enfrentamento ao novo coronavírus.
O intuito da parceria com o Einstein, que inclusive engloba outras unidades do Opty espalhadas pelo Brasil, é oferecer ainda mais segurança, através das melhores práticas. O objetivo é fazer com que o paciente possa voltar à rotina de consultas e exames em clínicas e hospitais, uma vez que o cuidado com a saúde, inclusive dos olhos, não pode parar. Além disso, o Selo é mais um reforço na proteção de pacientes que realizam procedimentos nas salas de cirurgia do HOBrasil, que atende os médicos de todas unidades do Grupo na Bahia, bem como os médicos parceiros.
“Trabalhamos diariamente pela saúde de nossos pacientes e colaboradores. Rotineiramente, desenvolvemos e praticamos protocolos bastante rigorosos pensando em seu bem-estar. Contudo, quando se trata de segurança, o excesso não é exagero. O Einstein é o melhor hospital do Brasil, de acordo com o ranking da revista americana Newsweek, e referência nos protocolos específicos para a Covid-19. Por isso, naturalmente, é a nossa escolha para nos apoiar nesse processo”, comenta Diego Moreira, COO do Grupo Opty.
Diego Moreira ainda reforça que “os ambientes clínico-hospitalares são extremamente cautelosos com a higienização e muito mais seguros do que diversos outros frequentados rotineiramente pela população. Por isso, o selo é mais uma forma de demonstrarmos nossa preocupação com processos de segurança da saúde, ao mesmo tempo em que reforçamos nosso meticuloso padrão de qualidade”.
Cuidados constantes – Desde o início da pandemia, o Grupo Opty tem trabalhado para proporcionar segurança a clientes e pacientes, implementando rígidos procedimentos, em ambientes que já são, habitualmente, geridos por boas práticas recomendadas por órgãos de saúde confiáveis nacional e internacionalmente. Entre os protocolos estabelecidos nas unidades do grupo estão a disponibilização de álcool gel 70%, higienização recorrente e rigorosa, o espaçamento dos horários nas agendas médicas, o distanciamento físico necessário entre cadeiras nos ambientes e o monitoramento das salas de espera e recepção, para não ultrapassarem a capacidade adequada de pessoas e, assim, evitar aglomerações.
Como a comunicação e a informação são partes importantes do processo, durante a pandemia, foram desenvolvidos diversos materiais, tais como vídeos, cartazes, eventos e cards online, para orientar o corpo clínico e funcionários do Grupo Opty em relação à Covid-19, assim como reforçar protocolos de higiene e segurança existentes.
Além de distribuição de máscaras e equipamentos de uso individual a todos os funcionários, o grupo também contratou a Assist Care, empresa da BSL, para monitorar os casos suspeitos e garantir o acompanhamento e orientações corretas aos colaboradores. Quem notifica sintomas da doença é direcionado imediatamente para a busca de atendimento médico e diagnóstico preciso. Todos os funcionários dos chamados grupos de risco estão afastados de suas atividades ou em home office. Além disso, preocupados também com a saúde mental dos colaboradores, foi disponibilizado suporte psicológico aos que necessitam de ajuda.
Sobre o Opty
O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.
Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.