Você sabia que 63 milhões de brasileiros estão com contas atrasadas? A maior parte é mulher, com idade média de 36 anos e deve cerca de R$ 2.600.
Em muitos casos, nem é preciso chegar ao fim do mês para perceber que as contas não fecham. A chef de cozinha Camila Marchiori viu a situação piorar depois que perdeu o emprego.
Em uma pesquisa sobre inadimplência, 42% dos entrevistados apontaram a compra de roupas, calçados e acessórios como o principal motivo para o endividamento.
O educador financeiro José Vignoli revela que o problema não é só falta de dinheiro, mas o consumo exagerado. “As pessoas têm que consumir com consciência e no tempo certo, e fazer deste consumo alguma coisa que as faça crescer, e não criar problemas”, orienta.
Se livrar das contas não é tão fácil e quase metade dos entrevistados da pesquisa não acredita que irá pagar o que deve nos próximos três meses. Mas não pense que essa é uma situação nova. De cada dez inadimplentes, três já haviam passado por isso antes.
De acordo com o educador financeiro, o primeiro passo é renegociar as dívidas e a partir de então fazer um planejamento.
R7