Trocando as prateleiras dos armazéns de decoração por anunciantes na internet, os brasileiros têm comprado artigos ‘usados’ para driblar a crise e repaginar o lar, mesmo com as limitações impostas pelo distanciamento social. Aproveitando da proximidade, baixo valor de mercado e possibilidade de negociação, plataformas feitas de consumidores para consumidores (C2C), como a OLX, alavancaram o comércio de itens seminovos na pandemia, sobretudo às ofertas de decorações.
Em avaliação feita no último dia 21, terça, a plataforma OLX registrou 30 novos anúncios entre o horário de meio-dia até às 13h na categoria “Objetos de decoração na Bahia”. Com uma média de 2 minutos por anunciante, foram ofertados panos de cozinha, penteadeiras, cortinas de malha, lustres, almofadas de pelúcia e quadros para quem quer investir no lar com preços acessíveis.
A alta procura em sites de revenda é reflexo do comportamento do consumidor na pandemia. Segundo dados levantados pela OLX, o setor de “utilidades domésticas” da plataforma cresceu em 135% diante do número de demandas. Apesar da tendência em comprar itens econômicos para remodelar o lar, o arquiteto baiano Márcio Barreto não aconselha adquirir móveis que precisem ser desmontados, transportados e montados novamente, a exemplo de guarda-roupas, armários de cozinha ou cristaleiras.
“Muitos desses itens não mantem o mesmo funcionamento e estética após esse processo de deslocamento. Se o valor de venda for muito interessante, pesquise alguma empresa especializada no serviço de montagem, transporte e desmontagem, para garantir qualidade”, explica.
Por outro lado, o profissional destaca quadros, vasos e pequenas esculturas como melhores itens seminovos para comprar na pandemia. Segundo Márcio, o fenômeno do ‘desapego’ na quarentena levou muitas pessoas a se desfazerem de artigos decorativos, não por apresentarem defeitos, mas por estarem enjoados ou com desejo de renovar o ambiente. “Nesse momento, é possível encontrar itens baratos e em ótimo estado de conservação”, afirma.
Para quem ainda não decidiu a melhor plataforma de compras entre consumidores, Márcio explica que a “OLX” e o “Mercado Livre” oferecem ótimas oportunidades no mercado de ‘usados’. Segundo dados divulgados pelas empresas, a OLX detém uma média de 3,5 milhões de anunciantes por mês, enquanto o Mercado Livre registrou 5 milhões de novos consumidores na pandemia. Além dos principais marketplaces em atividade, o arquiteto recomenda a plataforma “Enjoei” (www.enjoei.com.br) para encontrar promoções e opções mais acessíveis.
Apesar das vantagens no custo dos itens, o arquiteto alerta para a publicidade enganosa por parte dos anunciantes. “Por ser um item seminovo, ele terá um custo inferior ao das lojas oficiais, mas cuidado com promoções espalhafatosas. Vale ficar atento ao estado de conservação do objeto. Comprando online, peça sempre mais fotos do item para o vendedor além da publicidade exposta, para ter certeza do estado de conservação e não ser surpreendido com avarias”, conclui.