A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quarta-feira (6), a situação de emergência em oito cidades das regiões Sul, Sudeste e Norte atingidas por desastres naturais. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União.
No Rio Grande do Sul, a cidade de Chapada registrou enxurradas, assim como a catarinense Armazém. Também em Santa Catarina, Agronômica foi afetada por inundações; Gravatal, por alagamentos, e Praia Grande por ciclones e ventos costeiros.
Em Minas Gerais, o município de Capelinha foi atingido por chuvas intensas e São José da Safira, por vendavais. Por fim, a cidade de Prainha, no Pará, registrou inundações.
Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
Agência Brasil