O mês de outubro é marcado por duas importantes celebrações de saúde: a campanha Outubro Rosa, que traz a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e o dia mundial da saúde mental, comemorado em diversos países no dia 10 de outubro. Não por acaso, esses dois temas estão diretamente relacionados. A prevalência de pessoas com câncer que apresentam depressão no decorrer da doença pode chegar a 30%. Em mulheres com câncer de mama, esse percentual aumenta para quase 40%.
A depressão está associada ao aumento da mortalidade pelo câncer, seja por complicações clínicas, alterações metabólicas ou insuficiência adrenal.
Para o psiquiatra Lúcio Botelho, a maior dificuldade nesses casos é diagnosticar a depressão, já que, muitas vezes, as mudanças emocionais de um paciente são atribuídas ao câncer. “Os sintomas podem ser sutis e, diante de uma doença crônica que sempre causa muita dor e medo, como o câncer, existe uma linha muito tênue. Muitas vezes é necessário que um profissional de saúde mental intervenha e acompanhe este paciente”.