A maior preocupação dos deputados federais de Mato Grosso é a administração pública. Esse tema foi tema de 41,7% das propostas dos parlamentares, que inclui projetos, indicações, emendas e pedidos de audiências públicas. Das 557 propostas, 249 foram dedicadas à política e administração pública.
O levantamento soma as propostas dos 8 deputados federais eleitos e do suplente que atuou por 4 meses em 2019. Essa é a 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados.
Dentro do tema, o mais atuante foi José Medeiros (PODE), com 58 propostas, como a indicação à Casa Civil para que a primeira infância faça parte da agenda prioritária para o plano plurianual 2020-2013.
O segundo tema que mais esteve no trabalho dos deputados federais de Mato Grosso foi educação, cultura e esporte, com 63 propostas, o que representa 11,3% do total.
Dessas, 42 foram da deputada Rosa Neide (PT), que propôs a realização de audiência pública para debater a prevenção da violência contra a mulher nas escolas. A parlamentar também solicitou que o Ministério da Educação se abstenha de cercear a manifestação de ideias de professores, servidores e estudantes.
No trabalho dos deputados mato-grossenses, também foram tema os direitos humanos, com 51 propostas, trabalho, previdência e assistência, que teve 55 propostas, e a agropecuária, com 39. Já o tema que menos preocupou os parlamentares foi as relações exteriores, que tiveram 3 propostas.