Dentre os poucos hotéis que permanecem abertos em Salvador, a média de ocupação em maio foi de 15,46% e diária média de R$ 210,88, resultando em um Revpar de R$ 32,59, o mais baixo de sua história. Os resultados são muito parecidos com os verificados no mês anterior, quando houve taxa de ocupação ligeiramente inferior (11,23%) e diária média semelhante (R$ 210,38).
O perfil de hóspedes desses hotéis abertos tem pouco a ver com o turista tradicional, predominando trabalhadores de empresas de serviços essenciais como companhias aéreas, serviços de saúde, limpeza e farmacêuticas, bem como moradores de áreas adensadas que buscam alternativas mais seguras para passar este período de pandemia.
O número de passageiros no aeroporto de Salvador caiu 26,42% entre janeiro e abril de 2020, se comparado ao primeiro quadrimestre do ano anterior. No mês de abril foram apenas 17.141 passageiros embarcados e desembarcados, contra 520.793 em abril de 2019.
“Com dimensões continentais, o turismo no Brasil sempre foi muito dependente do transporte aéreo. A pandemia impõe a necessidade de repensarmos e nos reinventarmos também neste aspecto. Os poucos hotéis que continuam abertos têm investido fortemente em medidas de higiene e segurança. Juntamente com a Prefeitura da capital e outros setores do trade, a ABIH-BA vem discutindo recomendações para a implantação de um selo sanitário para a hotelaria”, comentou Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia.
Ainda de acordo o presidente da entidade, a ABIH-BA está atuando em todas as 13 zonas turísticas visando minimizar os impactos na hotelaria. “Estamos empenhados em evitar uma degradação ainda maior do segmento e lutaremos constantemente para a manutenção dos empregos e sustentabilidade dos negócios”.
Os números aqui divulgados são fruto da Pesquisa Conjuntural de desempenho (Taxinfo), realizada em parceria entre a ABIH – seções Bahia e Brasil. A partir do mês de abril a pesquisa considerou uma base nova de hotéis, apenas dentre os abertos. Os dados são fornecidos diariamente pelos próprios hotéis ao Portal Cesta Competitiva e a média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem em nossa capital.