Famílias inteiras, com muitas crianças, foram assistir, em meio a muitos sorrisos e segurança
O desfile “As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo”, ganhou as ruas do Centro Histórico de Salvador, da Rua Chile ao Terreiro de Jesus, na noite desta quarta-feira, dia 06 e vai voltar a acontecer nos dias 09 e 10 de dezembro, a partir das 18h30, passando com toda sua diversidade e beleza embaixo de um grande túnel de luz. Cerca de 750 artistas de variadas linguagens participam do desfile, que, dividido em alas temáticas, mistura as tradicionais comemorações natalinas com nossas manifestações culturais, fruto de nossas raízes e que marcam a nossa identidade.
As Folias de Papai Noel celebra o universo lúdico que cerca a figura do Papai Noel, também símbolo dos festejos natalinos, e que mora no imaginário de crianças e adultos, mas vai além. O desfile se inicia com o setor dos “Brincantes”, que traz múltiplos personagens dos Contos de Fada, palhaços, pernas de pau, conta com a Oficina de Frevos e Dobrados, regida pelo maestro Fred Dantas, e com um tradicional Ternos de Reis, também manifestação do nosso ciclo natalino.
No segundo setor a folia é trazida para o contexto das manifestações afro-baianas: entra em cena a Corte de Negra Jô e seu universo, onde tem capoeiristas, o Samba de Roda e a ala dos Caboclos de Itaparica, reverenciando o Bicentenário da Independência na Bahia.
No terceiro momento o destaque é para o inegável talento do baiano de se expressar pela dança, em suas múltiplas vertentes. Esse setor inicia com a participação do internacional Balé Folclórico da Bahia, que se junta a um grupo de street dance, que se junta a um grupo de dançarinos de vertentes diversas (dança contemporânea, dança cigana, do ventre, flamenga e grupo de Valsa), que por sua vez se junta às quadrilhas juninas Asa Branca e Imperatriz do Forró. Fechando com chave de ouro esse setor dançante, o carro alegórico que traz nosso Papai Noel Negro, representando a maioria da população soteropolitana.
As alas finais celebram a diversidade do povo soteropolitano, que transita e colore as nossas ruas com suas múltiplas profissões e atividades: artistas da noite, os carrinhos de cafezinho, genuinamente baianos, as trupes de ciclistas, e os nossos festejados garis da Limpurb, que dançam enquanto trabalham. Fechando essa grande folia, uma surpresa robótica, conectando nosso formato particular de abrir os festejos de final do ano, com o mundo tecnológico, rodeado de 80 percussionistas, sempre presentes em nossas festas.
Essa folia soteropolitana natalina também terá três carros alegóricos e estará unida por tradicionais músicas de natal, temperadas com arranjos que inserem instrumentos de percussão, triângulo, sanfona, berimbaus…, promovendo um rico diálogo cultural, como símbolo também de desejo de paz e entendimento entre os povos de culturas distintas.
Para os dias 16 e 17 e 23 a folia continua, com um cortejo mais reduzido, com os Brincantes de Papai Noel, como continuidade das inúmeras ações de Natal no Centro Histórico
DIREÇÃO ARTÍSTICA: ElIana Pedroso
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Guilherme Hunder
DIREÇÃO MUSICAL E ARRANJOS: Luciano Salvador Bahia
COREOGRAFOS: Jorge Silva e Ivete Ramos
PRODUÇÃO: SOLE PRODUÇÕES/SIMONE CARRERA
Desfile As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo
DIAS: 9,10 DE DEZEMBRO
SAÍDA: RUA CHILE I 18H30
Desfile Brincantes de Papai Noel
DIAS: 16,17 E 23 DE DEZEMBRO
SAÍDA: RUA CHILE I 18H30