Neste começo de ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) está com três leilões abertos e 916 lotes de veículos conservados e sucatas aproveitáveis disponíveis. Os interessados poderão dar lances até os dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2025, que correspondem aos editais 24, 25 e 26/2024, respectivamente.
Além de Salvador, os lotes podem ser visitados em mais12 cidades: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Itaberaba, Itabuna, Irecê, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Os endereços, datas e horários das visitações constam nos três editais que estão anexados na aba “leilões” do site do Detran-BA.
Pessoas físicas e também jurídicas podem participar do certame, obedecendo os requisitos que constam nos editais. Para ofertar um lance, o primeiro passo é o cadastro no portal do cravo Leilões (edital 24); do KC Leilões (edital 25); e do Pátio Rocha Leilões (edital 26).
Dentre os veículos está o Fiat Argo Drive 1.3, ano 2018, com valor inicial de 6 mil reais, custodiado em Salvador. O lote 0005 é um Citroen/C3 Aircross GLXM ano 2012 com lance inicial de 4 mil reais, está pronto para visitação e compra na capital. Já em Barreiras o Ford Ka SE 1.0 C, ano 2020 tem valor inicial de 5 mil reais. Outra opção é uma moto Yamaha YS150, ano 2014 com lance inicial de 950 reais, no município de Teixeira de Freitas.
A presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches, recomenda que os interessados em participar dos certames devem estar atentos aos editais.
“Teremos um ano com muitas oportunidades. Milhares de pessoas poderão adquirir veículos e sucatas através dos leilões oferecidos pelo Detran-BA. Mas é primordial ler com atenção as regras para entender como funciona cada um dos processos. O edital deve ser baixado no portal oficial do Detran-BA, que é o caminho seguro para participar e onde estão os endereços dos leiloeiros credenciados”, explicou a presidente.
Os lotes classificados como veículos conservados são entregues aos vencedores dos leilões livres e desembaraçados de qualquer débito ou ônus anterior. No entanto, precisam arcar com o licenciamento do veículo e com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), além das taxas para regularização e transferência de propriedade.
Bahia Notícias